Carlos Calado repete título em Lagos numa prova em que dominou desde cedo;

Queniana Beatrice Cherono voou para a vitória e só terminou atrás do vencedor;

Queniano Daniel Kipchirchir Komen e Vasco Rafael, Sporting CP, não terminaram a corrida;

Rui Guerreiro, atleta surdo da Associação Jorge Pina, correu em Lagos em preparação para os Paralímpicos;

Mais de 700 atletas correram nas ruas da Cidade dos Descobrimentos.

 

Carlos Calado, a correr pela CP S. Bartolomeu de Messines, foi o grande vencedor da XXIX Meia Maratona Intermarché Marina de Lagos. Beneficiando dos abandonos do queniano Daniel Kipchirchir Komen e do atleta do Sporting, Vasco Rafael, Calado esteve sempre na frente da corrida e chegou à meta isolado. A queniana Beatrice Cherono, Olímpico Clube de Lagos, foi a primeira mulher a cortar a meta, logo a seguir ao atleta algarvio.

Depois dos triunfos em 1994 e 2015, Carlos Calado volta a vencer a Meia Maratona de Lagos. Aos 47 anos, o atleta algarvio não se deixou intimidar pela presença do atleta queniano e voltou a mostrar a sua garra, terminando a prova com o tempo de 1h16m14s. Beatrice Cherono, que seguia no grupo perseguidor, atacou no último quilómetro mas já não conseguiu alcançar o líder, terminando no 2º lugar da geral.

Destaque também para Marisa Costa, a melhor portuguesa, que chegou em 2ª da geral feminina. Em preparação para os Paralímpicos, o atleta surdo Rui Guerreiro, a correr pela Associação Jorge Pina, terminou no 7º lugar no escalão de veteranos III.

Cerca de 700 atletas rumaram a Lagos para participar na XXIX Meia Maratona Intermarché Marina de Lagos, Mini Maratona Hospital S. Gonçalo de Lagos e Caminhada Sopromar.

Para André Santos, presidente do Olímpico Clube de Lagos, “foi uma excelente prova, no rescaldo de um 13 de maio de muitas emoções fortes para os portugueses. Sentimos que a cada edição as pessoas de Lagos e do Algarve estão mais entusiasmadas com a nossa Meia Maratona – a única do país onde se corre sobre a água.”

Sobre a próxima edição, André Santos adianta que “no próximo ano é a 30.ª edição da Meia Maratona de Lagos, uma data simbólica e bonita. Como tal, já estamos a trabalhar no sentido de ter a maior e melhor edição de sempre! Queremos ter um grupo forte que possa atacar o recorde da prova e, claro, uma excelente moldura humana a correr nas ruas da cidade.”

A XXIX Meia Maratona Intermarché Marina de Lagos, Mini Maratona Hospital S. Gonçalo de Lagos e Caminhada Sopromar contou ainda com o apoio de Adega da Marina, Unique Properties, Auto Vasco da Gama, NaRua Produções, MF Cars e McDonald’s de Lagos.

 

Sobre a Meia Maratona Intermarché – Marina de Lagos

Esta será a 29.ª edição da meia maratona lacobrigense. O recorde masculino da prova está fixado nos 1h03m14s, por Manuel Matias (Maratona) em 1993. O maratonista representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e conta no seu currículo com triunfos nas maratonas de Paris e Fukuoka. No sector feminino, a melhor marca está estabelecida nos 1h11m06s, alcançado pela japonesa Haginaga Kanako em 1996.

Entre os vencedores da maior corrida da Cidade dos Descobrimentos podemos encontrar ainda nomes como Sergei Lukin, atleta russo que venceu em Lagos em 2008 em preparação para a vitória na Meia Maratona de Lisboa duas semanas mais tarde, Anatoly Rybakov, Carlos Calado, Manuel Ferraz, e os quenianos James Mibei e Moses Kemei.

A organização está a cargo do Olímpico Clube de Lagos.

 

Por: Olímpico Clube de Lagos