«Será que cozinhar a vapor no micro-ondas é tão prático e saudável como dizem?»

Cozinhar a vapor torna a comida mais nutritiva, os sabores mais intensos e os alimentos menos secos. Esta forma de confeção saudável está na moda e há acessórios que permitem acelerar o processo e preparar alimentos a vapor no micro-ondas, além das cestas para a panela tradicional ou das panelas elétricas.
Os acessórios para cozinhar a vapor no micro-ondas são de plástico ou silicone e podem ter capacidade para uma ou várias pessoas. Os formatos variam entre o de cesto ou de tacho e muitos servem de marmita. O preço varia entre € 10 e 59 euros.

Alguns modelos trazem uma espécie de rede que permite cozinhar em dois níveis, por exemplo peixe e legumes ao mesmo tempo. Se o seu objetivo é cozinhar vários alimentos em simultâneo, esta é uma boa alternativa. Se apenas pretende cozinhar vegetais, um modelo com um nível de cozedura é o mais indicado.

Para os curiosos, temos um teste à medida. O objetivo é comparar os diversos acessórios e métodos de cozinhar a vapor no micro-ondas. Para participar, envie um e-mail para produtos@deco.proteste.pt e no assunto indique "vapor".

O modo de preparação dos alimentos pode interferir de forma significativa na sua composição, quanto ao teor em vitaminas e minerais. Algumas destas substâncias perdem-se enquanto os alimentos aguardam pela confeção, outras dissolvem-se na água ou gordura em que são preparados. As altas temperaturas também podem ser nocivas para algumas vitaminas.

A cozedura clássica em água é a que leva à maior perda de vitamina C, seja qual for o legume preparado. A destruição é sempre superior a 30%, chegando a superar 40% na batata com pele. Na cozedura a vapor, os alimentos não entram em contacto direto com a água, o que ajuda a conservar mais sabor, e na preservação da textura e nutrientes.    

Prefira legumes e fruta com aspeto mais vivo e firme. Em casa, lave-os em água corrente, sem os deixar de molho, evitando perda de vitaminas. Junte o sal no início da cozedura: os legumes perdem menos líquidos e nutrientes. Reduza o tempo de cozedura ao essencial. 

 

CONTACTOS DECO:
deco.algarve@deco.pt | Tel. 289 863 103 | Fax. 289 863 108 | www.deco.proteste.pt
Delegação Regional do Algarve - Rua Dr. Coelho de Carvalho, nº1 C, 8000-322 Faro