A Câmara Municipal de Lagos apresentou, em março deste ano, no âmbito do Fundo Ambiental, uma candidatura para substituir três veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos destinados à mesma utilização.

O contrato de financiamento foi assinado numa cerimónia que decorreu no Município de Porto de Mós no passado dia 23 de maio, presidida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes.


O objetivo desta substituição de viaturas enquadra-se no tema principal do Pacto de Autarcas e do Plano Municipal de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas em curso no Município de Lagos, nomeadamente quanto ao contributo para a redução de emissões de gases com efeito de estufa.

O investimento municipal em viaturas elétricas ascende a 104.982 € e terá uma comparticipação do Fundo Ambiental de 37.256 €, incluindo a aquisição de duas viaturas ligeiras com caixa, três aspiradores com condutor apeado e cinco postos de carregamento de veículos elétricos.

O Contrato foi assinado entre o Vereador da Câmara Municipal de Lagos, Paulo Jorge Reis, e a Secretária-Geral do Ministério do Ambiente e Diretora do Fundo, Maria Alexandra Ferreira de Carvalho, e tem como objeto, o financiamento à substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos destinados à mesma utilização no âmbito das competências nas áreas de limpeza urbana, de jardins e na prestação de outros serviços ambientais, visando a redução dos consumos e das emissões poluentes e ruído em meio urbano, e, consequentemente reduzir os custos diretos e indiretos na sua utilização.

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presidiu à Cerimónia de Assinatura dos Contratos de Financiamento de Aquisição de Viaturas Elétricas de Serviços Urbanos Ambientais, que contou igualmente com as presenças do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel e do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.
 

Por: CM Lagos