GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Aragão como apelido vem do Reino do mesmo nome, donde chegou a Portugal em alturas diferentes.

O Reino e a dinastia Real de Aragão estão relacionados com a reconquista Cristã e a sua genealogia pode ser reportada até Bello e esposa Cunigunda ou Nunilde. Bello, Visigodo da Septimânia (Langue d’Oc), foi Conde de Carcassone (790-812) e Marquês da Marca Hispanica (798-812), por Carlos Magno.

O primeiro a chegar a Portugal deve ter sido Pedro de Aragão, onde casou com Constança Mendes Petite (filha de Soeiro Mendes Petite e de Marianes Brochardo). Pedro foi filho de D. Pedro II de Aragão e de Inês Zapata e era, portanto, meio irmão da Rainha “Santa” D. Isabel, tendo vindo no seu séquito quando das núpcias (1282) com D. Dinis.

Vasco Afonso de Aragão foi vassalo de D. João I (1385-1433) que lhe fez mercê das rendas dos tabeliões de Tavira. Vasco deve ser ascendente do também Tavirense Vicente Rebelo de Aragão “o velho” (filho de Violante da Fonseca), casado com Dona Isabel Maria Pereira. Foi Cavaleiro da Casa de D. João III, tabelião em 1550 e esteve nas Índias em 1565. Vicente voltou a casar com Isabel Pacheco Pessanha.

Em Loulé temos notícia de Rodrigo Esteves de Aragão, casado com filha de João Mendes de Ribadeneira, Alcaide de Loulé. Veio de Aragão, tal como a sua parenta D. Isabel de Urgel, (1409-59) esposa do Infante Regente D. Pedro, de quem Rodrigo foi escudeiro. Era também da família de D. Leonor (1402-45), esposa do Rei D. Duarte e por isso deve ser descendente do Rei D. Pedro IV de Aragão (1336-87), o qual era avô de D. Isabel e bisavô de D. Leonor. Rodrigo compra (1447) foro de moinho, pomar e terras em Loulé (M. F. Botão, 2009), talvez situadas no Vale de Ungel, assim chamado por analogia com Urgel, na Catalunha...

Lizuarte de Aragão de Sousa, bisneto do anterior Rodrigo Esteves (F. Gaio, 1678), foi “provido por Capitão de nau que havia de ir buscar a canela de Ceilão” (1561). Casou com Leonor Chainha, moça do açafate da Rainha D. Catarina (1525-62) e falecida em Loulé (1576).