A sessão pública de apresentação do projeto decorreu no passado dia 26 de maio, na Escola Básica do Bairro Operário/EB1 nº1 de Lagos, e foi dirigida a todos os residentes daquele bairro. Está já em curso o concurso público para a empreitada, a qual se prevê tenha início em Outubro deste ano.

Encontra-se a decorrer o procedimento concursal da empreitada de reabilitação das infraestruturas do Bairro Operário, a qual visa a renovação da rede de abastecimento de água, das redes de esgotos e de águas pluviais e, posteriormente, a execução dos trabalhos de repavimentação.

A sessão pública foi aberta pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, que afirmou desde logo que “desde que tomámos posse, foram identificadas algumas situações no concelho que eram prioritárias, e esta era uma delas”. Sublinhando que “até agora, não estavam reunidas as condições financeiras para avançar com esta intervenção”, a autarca referiu que “agora, que o estão, não podíamos deixar de avançar com esta obra, que dotará todo este bairro de melhores condições”.

O projeto foi apresentado à população do Bairro Operário pelo Eng.º João Costa, da firma Urbicial – Construções e Engenharia, Lda, contratada para a sua elaboração.

Este projeto de requalificação das infraestruturas de águas e esgotos do Bairro Operário, prevê a substituição da rede de abastecimento de água e a remodelação da rede de drenagem existente, substituindo o atual sistema unitário por uma rede de drenagem separativa (rede de drenagem de esgotos domésticos e rede de drenagem pluvial).

Como consequência desta intervenção, será realizada a repavimentação de todas as faixas de rodagem da zona intervencionada, prevendo o projeto, a manutenção, na maioria dos casos, das características existentes, ou seja, pavimento em betuminoso e passeios em calçada miúda. Já em relação à rua de Santo Amaro, no seu troço inicial com uma largura reduzida, a opção passou por delimitar uma faixa de 3,00m, a pavimentar em betuminoso (removendo os cubos de granitos existentes) e criar bermas laterais em calçada grada de sienito, até às fachadas das construções. No restante troço, até ao cruzamento com a travessa de Santo Amaro, a via existente será reformulada e criada uma faixa de rodagem central, com largura média de 8,00m, estacionamentos laterais e passeios até às fachadas das construções marginais.

Dando a conhecer que “as obras estão previstas avançar no terreno a partir de Outubro, uma vez que o executivo entendeu que a altura do verão não se coaduna com obras desta envergadura”, Maria Joaquina Matos concluiu que esta “foi entendida como a melhor altura para a apresentação pública deste projeto”.

Prevê-se que o processo de adjudicação da obra esteja concluído em finais de setembro e que as obras arranquem em outubro e estejam concluídas num prazo de 150 dias, ou seja, cerca de 5 meses. O valor estimado desta intervenção ronda os 700 mil euros.

 

Por: CM Lagos