A pensar no Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de junho, a Câmara Municipal de Monchique preparou uma série de atividades que irão tornar este dia repleto de magia e alegria.

De forma a enquadrar os bebés e as crianças mais pequenas nestas comemorações e, assim, prestar homenagem a todas as crianças, a autarquia irá proporcionar sessões de “Música para bebés”. Este projeto proporciona um clima harmonioso e acolhedor entre todas as crianças, visto que a influência se torna cognitiva e afetiva, ao mesmo tempo que oferece uma aprendizagem musical. A realização desta ação será feita em contexto de sala, logo em ambiente familiar, ao mesmo tempo que se proporciona uma manhã diferente com estímulos visuais e auditivos, assinalando este dia junto dos mais novos.

Para as crianças do Pré-Escolar a autarquia escolheu a peça “Dama Pé de Mim”. Trata-se de uma história luminosa, terna e divertida, com música, texto que rima e com a possibilidade de participação das crianças, que irá certamente gerar momentos divertidos e bem animados.

As crianças do 1º Ciclo vão assistir ao Conto Dançado “Milho por peixe”.

Trata-se de um projeto pedagógico de Dança Africana e Dança Criativa, que tem como intenção base despertar a consciência do corpo e a capacidade de criar, expressar e comunicar através do movimento, tendo como ponto de partida as danças do continente africano e os contos e fábulas tradicionais das sociedades da sua costa ocidental.

Pretende-se que estes conhecimentos sejam transmitidos por meio da dança, a um grupo de crianças jovens dos 6 aos 10 anos.

A escolha recaiu, portanto, em 3 variantes. São 3 propostas diferentes tendo em conta as idades de cada grupo de crianças, gerando assim uma oferta mais enquadrada e especifica tendo em conta a faixa etária obtendo, assim, um resultado melhor.

Para compor e tornar este dia ainda mais divertido as crianças vão ainda ao circo, numa oferta da autarquia, que irá proporcionar espetáculos tradicionais, desta arte que encanta crianças e adultos.

A magia do circo remete para a algo incrível, fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias e na beleza das cores. Será, com toda a certeza, um dia repleto de atividades, alegria e boa disposição.

 

Por: CM Monchique