A Aldeia da Senhora do Forte festeja este ano o seu 24º aniversário e foi preparada uma festa para assinalar esta ocasião, a ter lugar no dia 17 de junho. Esta famosa aldeia do Algarve foi construída por Pedro Reis ao longo de 5.300 horas e doada, em 1993, ao Museu de Lagos.

A pequena Aldeia da Senhora do Forte volta a preparar uma grande festa, desta vez para assinalar o 24º aniversário da sua inauguração e para proceder, pelo quinto ano consecutivo, à Receção ao Verão IN Lagos.

A tradicional Festa da Aldeia da Senhora do Forte tem lugar a partir das 17h00 do próximo dia 17 (sábado), no Museu de Lagos, com entrada livre. Começa com a receção aos visitantes e visita à aldeia, inclui a 7ª Assembleia do Povo, entrega de diplomas aos novos Amigos, apresentação de um livro de Lara Magalhães e um pequeno concerto, pelo grupo coral “Brumas do Mar”. A iniciativa termina com a partilha do Bolo da Festa (do tamanho da praça principal da Aldeia), como sempre, confecionado e oferecido aos presentes pelo pasteleiro Mestre Alberto Costa.

A Senhora do Forte é, sem dúvida, a aldeia mais pequena de Portugal, mas isso não a impede de querer ombrear com os grandes centros urbanos em vontade de servir os seus residentes e  visitantes, com iniciativas várias, algumas originais. Recorde-se que a sua Festa obteve, em 2011, o primeiro prémio da Paisagem Mediterrânica e passou a constar do Catálogo de Boas Práticas editado pelo programa comunitário PAYS-MED-URBAN.

A Aldeia da Senhora do Forte foi construída por Pedro Reis, ao longo de 5.300 horas e doada ao Museu de Lagos, em 1993. O seu traçado urbanístico e as belezas naturais foram cuidadosamente aproveitados e respeitados, de forma a proporcionar as melhores condições de vida aos seus moradores e aos visitantes. Tem registado uma cada vez maior afluência de turistas, sendo hoje uma das localidades do Algarve mais procuradas.

 

Por: CM Lagos