A Infraestruturas de Portugal adjudicou a contratação do Estudo Prévio para a construção da Variante à EN125 em Olhão.

Esta é uma das intervenções definidas pela IP como prioritárias a realizar na EN125, que serão executadas ao longo do troço entre Olhão e Vila Real de Santo António, tendo em vista o incremento das condições de fluidez e de segurança da circulação rodoviária e pedonal, dotando a EN125 de um elevado nível de serviço de qualidade, consentâneo com uma região de turismo de excelência como é atualmente o Algarve.

O traçado proposto como alternativa à EN125 em Olhão foi consensualizado entre a IP e a Autarquia e representa uma solução que assegurará uma forte melhoria na mobilidade e a coesão do tecido urbano, visando ultrapassar as questões ambientais observadas pela APA em anteriores estudos desenvolvidos pela subconcessionária RAL.

A futura variante terá uma extensão de cerca de seis quilómetros, uma via por sentido e aproveitará diversos troços municipais existentes. Ao longo deste traçado serão construídas sete rotundas em articulação com a rede viária local garantindo, deste modo, a melhoria da mobilidade urbana e da acessibilidade ao Porto de Olhão, facilitando a circulação de passageiros e mercadorias.

A construção da variante de Olhão envolve um investimento estimado em cerca de 5 milhões de euros.

A Estudo Prévio será agora desenvolvido ao longo dos próximos 210 dias, a que se seguirá a fase de Avaliação de Impacte Ambiental, estimando-se que a empreitada possa ser lançada até final de 2018.

 

Por: Infraestruturas de Portugal