A Câmara Municipal de Loulé felicita o Rugby Clube de Loulé, o único clube de râguebi do Algarve a disputar os campeonatos nacionais, pela subida à 1ª Divisão.

A equipa louletana, indiscutivelmente a mais importante da modalidade na região pelo longo historial e palmarés, garantiu a subida no passado dia 3 de junho, após vencer a equipa da Agrária de Coimbra por 26-14, conquistando um lugar na final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Já esta quinta-feira, 15 de junho, o Rugby Clube de Loulé defrontou o Guimarães Rugby UFC, na Bairrada, na partida da final, tendo sido batido por 30-7, mas assegurando o título de vice-campeão da 2ª Divisão, com acesso direto ao escalão superior.

Na época de 2017/2018, o clube de Loulé irá encontrar alguns dos mais importantes emblemas nacionais como o Sporting Clube de Portugal e irá realizar jogos do Minho ao Algarve.

O clube é presidido por José Moura e a equipa sénior foi treinada durante a presente época pelo inglês Joe Ajuwa e pelo escocês Bruce Liddle.


Para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, ao longo dos anos o Rugby Clube de Loulé tem sido um dos grandes embaixadores desportivos do Concelho, levando o nome de Loulé não só pelo país fora mas também além-fronteiras, com participações em diversas provas internacionais. Num Município marcado pela multiplicidade de nacionalidades, de acordo com este responsável é importante também este ecletismo desportivo que faz com que coexistam em Loulé mais de 40 modalidades.

No caso do râguebi, a forte influência da comunidade britânica residente no Concelho foi determinante para a implementação da modalidade mas são cada vez mais os jovens louletanos que se dedicam à prática deste desporto.

O RCL foi fundado no dia 29 de junho de 1982, e conta atualmente com 160 atletas federados, cerca de 300 sócios, participa nos diversos torneios e campeonatos organizados a nível nacional, nos variados escalões, dos Sub-8 aos Seniores, passando também pelas competições femininas.

Organiza desde 1986 o Torneio Internacional de Rugby do Algarve.

Já foi distinguido várias vezes com o Prémio Fair Play pela Federação Portuguesa de Rugby. Foi agraciado com a Medalha Municipal de Grau Prata, pelo papel que tem desempenho no contexto desportivo regional e na divulgação da modalidade no país.