Desde de 1995, no dia de 17 de junho de cada ano, é celebrado o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação proclamado pelas Nações Unidas, com a finalidade de criar um momento de consciencialização face à necessidade de promover a cooperação internacional no combate à desertificação e efeitos de seca.

Esta data representa uma ocasião única para lembrar que a desertificação pode ser eficazmente combatida e que existem soluções ao dispor do Homem para tal. A INFRALOBO E.M. tomou a iniciativa de partilhar as medidas adotadas pela empresa na gestão eficiente e eficaz de água e dos espaços verdes da sua área de intervenção.  

Uma das práticas usuais e que se enquadra nas principais finalidades da empresa, a sustentabilidade ambiental, é a requalificação dos espaços verdes nas zonas em que são realizadas obras de remodelação de infraestruturas. Sempre que são realizadas obras de remodelação de infraestruturas, a INFRALOBO E.M. requalifica os jardins com novo design, substituindo a relva em alguns espaços verdes por casca de pinheiro, seixo rolado, gravilha, e utilizando plantas menos carenciadas de água.

Recentemente, após a conclusão das obras na zona da Praça de Vale do Lobo, a INFRALOBO E.M. procedeu à requalificação dos espaços verdes nesta área, criando um novo design, através da substituição da relva por seixo rolado e gravilha e, plantação de Estrelícias, Stripes, Cycas e Gauras. Sendo a economia da água e racionalização do consumo da mesma das maiores preocupações da empresa, foi implementado um sistema de tecnologia recente e inovador, que permite que todas as plantas sejam alimentadas pelo Sistema de Rega Gota a Gota.

Empenhada em dar continuidade a este género de ações, a INFRALOBO E.M. acredita que está nas mãos do ser humano atenuar e prevenir os efeitos de seca e desertificação.   

 

Por: Infralobo