O ciclo «Algarve | in | temporal: ciclo de divulgação artística da Música, Literatura, Gastronomia e Património» regressa já no dia 23 de junho, a Tunes |no edifício da antiga Junta de Freguesia|, pelas 21h30 e terá como convidados Afonso Dias e a Confraria dos Gastrónomos do Algarve. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves |CMS| e tem entrada livre.

Este ciclo - que procurou trazer a cada sessão uma combinação de música, literatura, gastronomia e património, promovendo autênticas viagens no tempo ao sabor do imaginário, tradições e identidade –retende dar a conhecer as práticas artísticas da região em momentos animados e que permitam despertar a curiosidade dos participantes, numa aposta na vitalidade, qualidade, originalidade e diferenciação no que concerne à programação cultural, bem como na pluralidade e diversificação de formatos, conteúdos, abordagens, públicos-alvo e áreas geográficas.

SOBRE AFONSO DIAS:

Afonso Dias é um músico, cantor, poeta e ator português.

Como músico, foi um dos fundadores, em 1974, do GAC – Grupo de Acão Cultural, com o qual efetuou dezenas de apresentações no país e no estrangeiro, assim como editou diversos vários discos. Ao longo da sua carreira tem integrado espetáculos com artistas como José Afonso, Sérgio Godinho, Francisco Fanhais, Manuel Freire, Pedro Barroso, Tino Flores e José Fanha, entre outros.

No âmbito do teatro, frequentou, nos anos 60 e 70, ações de formação teatral com Costa Ferreira, Carmen Dolores e Rogério Paulo. Foi fundador, em 1999, da Trupe Barlaventina – Jograis do Algarve, com a qual realizou inúmeros espetáculos e gravações de estúdio. Já trabalhou como encenador-ator, colaborando como ator (e cantor), desde 2003, com a ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve). É membro da Associação Música XXI, na qual tem vindo a editar a coleção de CDs Selecta.

Colaborou com a Direção Regional de Educação do Algarve, entre 2001 e 2013, nos projetos de promoção da poesia nas escolas “Ao sabor da poesia” e “A Poesia está na Escola”. Nesses projetos realizou muitas centenas de sessões para mais de 85 000 (oitenta e cinco mil) alunos. Desse projeto resultou a edição de 3 CD's de poesia produzidos em colaboração com a Associação de Professores de Português de título genérico “cantando espalharey”. Nos últimos anos tem feito trabalho semelhante nas escolas do Município de Loulé tendo realizado, em 2015 e 2016, mais de 100 sessões do recital “Poesia e cidadania” para cerca de seis mil alunos.

SOBRE A CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO ALGARVE:

A Confraria dos Gastrónomos do Algarve, constituída por Escritura Pública a 9 de Setembro de 2005, em Portimão, com sede provisória na Rua Padre Evaristo do Rosário Guerreiro, nº 11, 8500-Portimão, contribuinte 507 468 201, é uma Associação sem fins lucrativos, de âmbito regional, tendo como principais objetivos: promoção da gastronomia tradicional e típica algarvia; investigação do património gastronómico algarvio: recolha de receituário, arte e técnica da cozinha tradicional, evolução da gastronomia algarvia; reconhecimento dos cozinheiros tradicionais algarvios; pesquisa de locais, casas senhoriais, etc., onde se pratica/praticava a cozinha de antanho; relação: arte popular/artesanato/gastronomia; elaboração de uma Carta Gastronómica Algarvia.

 

Por: CM Silves