GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Os Godos migraram da Gotlândia (Suécia), para Gothiskandza ou Gdansk (Polónia), por volta de 100 a.C. Deslocando-se ao longo dos rios Vistula e Denietre, chegaram ao Mar Negro em 238 (Kokowski, 1995). Dividiram-se em Visigodos, a Oeste do Denietre, Ostrogodos a Leste e Gépidas que ocuparam a Dácia (Roménia), abandonada em 271 pelos Romanos.

Acossados pelos Hunos, os Visigodos invadem o Império Romano (376); chefiados por Alarico (Jordanes, 551) saqueiam Roma (410); Teodorico funda o Reino de Toulouse (418) e integra a coligação que vence os Hunos de Átila (451) nos Campos Catalaunicos (França). O Rei Franco Clóvis expulsa os Visigodos de Alarico II da Aquitânia (507).

Na Ibéria, os Visigodos derrotam Vândalos e Alanos (418), limitam o Reino Suevo ao Noroeste Peninsular (469), acabando por anexá-lo (585). O Rei Suintila expulsa os Bizantinos do sul da Espanha e do Algarve (625), ficando o Reino Visigodo de Toledo senhor de toda a Ibéria e da Septimânia (Languedoc)... Até à conquista Árabe (711).

Os ilhéus da Gotlândia (talvez a mítica Thule etimologicamente semelhante a Tulle, Toulouse, Toledo, Tolosa...) são portadores dos haplogrupos Y– I1 (45%) e R1b (15%), os quais também estão presentes nos Algarvios (Beleza et al., 2005) Y– I1 (5%) e R1b (71%). Y– I1 é marcador dos Escandinavos e Y– R1b dos Celtas que se espalharam pela Europa, divulgando as línguas Indo-Europeias.

A herança Bárbara no Algarve será equivalente a um trisavô...  Mas foi maior no Norte de Portugal, como indica a toponímica (fig.) e a genética. Da Germânia Oriental, os Suevos (Quados e Búrios) que ali se fixaram (410) atravessaram o Reno gelado fugidas dos Hunos, tal com Vândalos e Alanos, no último dia de 406. No distrito de Braga, núcleo capital do Reino Suevo, os naturais são portadores, de Y– I1 (16%), R1b (50%) e R1a (4%) nas mesmas frequências dos Holandeses...

 

Nota: Y– R1a apenas presente no Norte, terá sido introduzido no País pelos Suevos, que deste modo se diferenciam dos, também germânicos, Visigodos...