Ferro Rodrigues presente na inauguração da exposição de Telma Veríssimo

“Viagem Interior” é a exposição foto-documental de Telma Veríssimo sobre a desertificação e o despovoamento do Algarve. Esteve patente na Assembleia da República de 7 a 14 de junho e Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, marcou presença no evento.

Uma reflexão sobre aquilo que a artista considera o “Algarve menos conhecido” é o objetivo deste documentário fotográfico, tendo em consideração aspetos importantes da atualidade, como as modificações no regime das precipitações, a subida das temperaturas, as ondas de calor e as secas. Estes acontecimentos têm impacto sobre a fauna, a flora e os solos: a biodiversidade fragiliza-se, a agricultura é afetada e o risco de incêndios aumenta.

“A fuga para o litoral à procura de condições de vida melhores, o envelhecimento da população e o desaparecimento de serviços essenciais nas povoações mais pequenas são fenómenos difíceis de inverter”, refere Telma Veríssimo na sinopse do seu trabalho. O abandono da terra e a negligência das zonas florestais, tal como o desaparecimento do conhecimento ancestral e das tradições, são aspetos para os quais a fotógrafa quer alertar com este trabalho.

 A exposição já passou por Alcoutim, Odeleite, Aljezur, Querença, S. Brás de Alportel e, mais recentemente, pela Assembleia da República. Em agosto estará dividida entre Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em setembro viaja até Messines e em outubro volta a Lisboa para ser apresentada na Associação 25 de Abril e no Teatro Cinearte ( A Barraca).

 


Sobre Telma Veríssimo

 

Fotógrafa profissional desde 1993, colaborou regularmente até 2006 com publicações regionais e nacionais tais como Público, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve, jornal Barlavento.

Tem colaborado ao longo dos anos com diversas entidades regionais: Associação In Loco, Municípios de Faro, Olhão e Castro Marim, Região de Turismo do Algarve, CCDR Algarve, Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve).

É formadora de Fotografia desde 1995 em ações promovidas por diversas entidades: IPJ (Instituto Português da Juventude) de Faro, Convento de S. José em Lagoa, Pólo de Formação do Centro de Emprego de Loulé, Centro de Formação da Associação dos Professores de História, MAPS (Movimento de Apoio à Problemática da Sida), Município de Loulé, Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, Casa da Juventude de Olhão, Casa da Cultura de Loulé, ALFA - Associação Livre Fotógrafos do Algarve e ETIC - Escola de tecnologias, Inovação e Criação do Algarve.

 

Publicações em livro

2015 - "Cataplana Algarvia", editado pela Região de Turismo do Algarve.

2014 - "Guia de Vinhos do Algarve", editado pela Região de Turismo do Algarve.

2009 - "Guia de Vinhos do Algarve", editado pelo Turismo do Algarve, E.R.

2008 - "Algarve - Castelos, Cercas e Fortalezas", produzido pela Direcção Regional de Cultura do Algarve/Ministério da Cultura.

 

Publicações de autor

2010 – “Sagres – O Começo”, editado pela Bons Ofícios – Associação Cultural.

2007 – “Passeio Público – Jardins, Alamedas e Recantos Ajardinados do Algarve”, produzido pela Associação Cultural Música XXI.

 

Prémios

2001 - Segundo prémio no concurso "A Prevenção das Toxicodependências Vistas pelos Repórteres de Imagem da Imprensa" promovido pelo IPDT (Instituto Português da Droga e Toxicodependência).

2001 - Primus Inter Pares - Galardão Revelação promovido pela revista Magazine do Algarve.

 

Por: ND