Os bancos estão mais disponíveis para empestar dinheiro para a compra de casa, mas também estão a aumentar os valores cobrados em comissões de avaliação, de dossier, de formalização, de processamento da prestação... As duas coisas estão, de resto, a acontecer ao mesmo tempo.

Segundo o Jornal de Negócios, para aproveitar a maior procura de financiamento por parte das famílias, os bancos têm vindo a aumentar os encargos cobrados. A comissão de processamento da prestação tem sido a mais usada no momento de avançar com agravamentos. O BCP, por exemplo, passou a cobrar em abril 2,60 euros (incluindo imposto do selo) por mês para processar a mensalidade devida pelos clientes. Um valor supera 56% os 1,66 euros cobrados até então.

Antes, no início do ano, a CGD avançou com um aumento nesta mesma despesa, tendo passado a cobrar 2,60 euros mensalmente, mais 38,9%. E também o Montepio mexeu nestas comissões de processamento da prestação: os clientes começaram a pagar 3,90 euros em vez de 1,95 euros.

As instituições financeiras cobram, assim, mensalmente 2,66 euros, em média, pelo procedimento informático de processar o valor da prestação do financiamento, mais 49% nos últimos dois anos, escreve a publicação.

De referir que entre os principais bancos a operar no mercado nacional, apenas o BPI e o Bankinter não aplicam esta despesa. O Banco CTT, que entrou neste segmento no início do ano, cobra 2,08 euros por mês.

As outras comissões agravadas foram a de avaliação, a de dossier e a de formalização e escritura. 

 

Por: Idealista