O investimento nas obras de requalificação da Estrada Nacional 125 |EN125|, entre Vila do Bispo e Olhão, ascende neste momento a cerca de 80 milhões de euros, o que corresponde a 94% do previsto para esta infraestrutura concessionada à empresa Rotas do Algarve Litoral |RAL|, responsável pela execução do projeto.

Entre as obras já concluídas encontra-se a requalificação integral do troço entre Vila do Bispo e Lagos, numa extensão de 20 quilómetros, e a construção das variantes de Lagos, de Faro e, mais recentemente, do Troto.

Trata-se de um investimento de enorme importância para a mobilidade em toda a região do Algarve, assegurando condições de segurança para a circulação que já se refletem na redução da sinistralidade.

Entretanto, de acordo com o que já fora anunciado, os trabalhos ainda em curso serão suspensos entre 30 de junho e 31 de agosto, de forma a assegurar a fluidez do tráfego durante a época alta do turismo.

Em alguns troços em requalificação houve necessidade de reprogramar as intervenções, devido, nomeadamente, à multiplicidade de entidades envolvidas nos projetos – águas, saneamento básico, telecomunicações, etc., processos administrativos relacionados com expropriações e necessidade de tratamento de vestígios arqueológicos.

Assim, nas rotundas da Mexilhoeira Grande, Figueira 2, Montes de Alvor, Hotel, Escola Internacional, Matosa/Torre e Pêra, as obras serão concluídas após 31 de agosto.

Nestes locais será feito um reforço da sinalização, assim como o isolamento das zonas de obra, de forma a assegurar a fluidez do tráfego e as condições de segurança dos automobilistas e peões.

Os condicionamentos de tráfego nas passagens rodoviárias sobre o caminho-de-ferro em Fontainhas e Maritenda serão levantados até ao final da primeira semana de julho.

 

Por: Grupo Rodoviário