Desde o seu início, no ano de 2003, que o projeto da autarquia «OTL – VIVER o VERÃO» tem contado com forte participação por parte das crianças e jovens do concelho.

Uma vez mais, e considerando o sucesso do mesmo, a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia voltam a organizar um conjunto de atividades de Ocupação de Tempos Livres para o verão.


Este ano, o OTL - Viver o VERÃO 2017, que arranca no dia 3 de julho, conta com a participação de 555 crianças e 128 jovens/monitores do concelho e integra um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas que vão desde ateliers, atividades desportivas e saídas de campo, nomeadamente com visitas às instalações dos Bombeiros Voluntários, Centro Ciência Viva, Zoo de Lagos), entre outras.

Recorde-se que este programa é direcionado a crianças dos 6 aos 15 anos, e decorre entre 3 de julho e 31 de agosto. No desenvolvimento das várias atividades, os participantes mais pequenos são sempre acompanhados por jovens monitores selecionados pela Câmara Municipal especificamente para este efeito (com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos).

Este projeto tem como principais objetivos promover atividades de ocupação de tempos livres, desenvolver competências pessoais e sociais; formar e educar para a cidadania; motivar o desenvolvimento das capacidades criativas e incentivar a prática desportiva e a adoção de hábitos saudáveis.

Sublinhe-se que, desde o início do OTL VIVER o VERÃO, a principal preocupação da Câmara de Lagos tem sido o de apoiar as famílias do concelho, numa época do ano em que naturalmente, e decorrente de uma maior afluência de visitantes, existe um acréscimo de trabalho no município, o que leva a que muitos pais não tenham onde deixar os seus filhos. Este ano, esta iniciativa implicou um investimento global por parte da autarquia e das juntas de freguesia na ordem dos 93.500,00€.

 

Por: CM Lagos