por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Com a chegada do Verão colocamos o corpo exposto às radiações UV com muito mais frequência. Sabemos que nada substitui os acessórios protetores do sol (creme, camisola, chapéu, óculos), contudo, existem formas de prevenir e atenuar os danos causados pelo sol através da alimentação.

A pele envolve o corpo, é imprescindível à vida e, é responsável por nos proteger dos agentes externos, regular a temperatura, controlar o fluxo sanguíneo e promover a função sensorial (frio, quente, tato, pressão e dor).

Todos os legumes e fruta vermelhos (beterraba, pimento vermelho, tomate, morangos, framboesas, cerejas, melancia) possuem licopeno que é um antioxidante responsável por proteger a pele dos raios UV.

Os citrinos (limão, lima, laranja, toranja) são frutas que contêm vitamina C tal como o kiwi e os morangos. Esta vitamina é excelente para promover a firmeza da pele (pois favorece o colagénio). Quanto mais cedo começar a “armazenar” colagénio melhor é, pois retarda o envelhecimento da pele.

Vegetais folhosos verdes (espinafres, agrião, grelos, brócolos, repolho) são ricos em vitamina A, que é responsável por renovar a pele, i.e., evitar a descamação.

O ómega 3 presente nos peixes gordos (salmão, sardinha, cavala, atum), no marisco e na linhaça protegem as nossas células da inflamação provocada pela exposição solar.

Por fim e não menos importante, é a hidratação, que pode consegui-la através do consumo de chá (verde, branco, preto) que possui catequinas (EGCG) com potencial antioxidante e anti-inflamatório. Hipertensos, recomenda-se a versão sem cafeina / desteínada ou o consumo de tisanas, água, sumos de fruta. Quanto mais hidratada a pele, menos celulite, rugas, descamação e secura.

Previna a pele do envelhecimento precoce e mantenha-a com um bronzeado dourado e brilhante durante muito tempo, aposte nas saladas muito coloridas, chás sem adição de açúcar, a água sem gás e alimentos sem sal, pois gás e sal são sinónimo de retenção de líquidos.