O projeto Gatil de Intervenção Comunitária, da turma do 5º B (2016/2017) da Escola EB 2/3 de São Vicente de Vila do Bispo, obteve o 1º lugar a nível nacional no concurso «Ideias para Mudar o Mundo», por ter sido considerada a ideia que melhor respondia ao desafio proposto aos alunos dos 5º e 6º anos do ensino básico no âmbito desta iniciativa.

Com este desafio, a turma, constituída na sua maioria por alunos de Sagres, propõe-se construir gatis para gatos abandonados, cuja intervenção passa pela união de esforços de várias instituições: Câmara Municipal, Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, Escola de 1º ciclo, Jardim-de-infância, as famílias e a comunidade piscatória.

O referido concurso é uma iniciativa conjunta da National Geographic, da Revista National Geographic Júnior e da SPEdH - Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária (responsável pela implementação em Portugal do Programa Internacional Roots & Shoots - do Instituto Jane Goodall em Portugal) lançado a todos os alunos do 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos de escolaridade) de Portugal Continental e dos Arquipélago dos Açores e Madeira que queiram dar o seu contributo para melhorar o mundo. Este projeto pretende-se que os alunos observem a comunidade que os rodeia sob três aspetos: ambiente, pessoas e animais, para então identificarem algum aspeto que gostassem de melhorar ou mudar sob a forma de uma Ideia para Melhorar o Mundo.

Ao vencer este concurso, para além da assinatura mensal da revista e de uma ida ao Teatro Tivoli BBVA e ao Jardim Zoológico, a turma teve a visita de técnicos da National Geographic, que realizaram um Workshop sobre Jane Goodall e o seu programa Roots & Shoots e que fizeram o registo do projeto com reportagem fotográfica e filme.

Neste evento, onde conheceram a famosa primatologista e defensora da vida animal Jane Goodal, os alunos do 5º B foram os únicos representantes das escolas públicas, algo que foi enaltecido pelos organizadores do evento.

Nesse mesmo dia, à tarde, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Zoológico de Lisboa, onde participaram num workshop com os tratadores dos primatas. Foi um dia inesquecível para os alunos que foram acompanhados pelo professor Paulo Redondo que coordenou o projeto.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo apoiou este projeto ao disponibilizar o transporte dos alunos na sua viagem a Lisboa, onde receberam o prémio, no palco do Tivoli BBVA, no dia 26 de maio, durante o National Geographic Summit.

 

Por: CM Vila do Bispo