Nos meses de julho, agosto e setembro, a Câmara Municipal está a promover os Passeios Culturais – Lagos, a Cidade dos Sonhos e dos Segredos, com o intuito de dar a conhecer curiosidades da cidade, algumas trabalhos únicos a nível nacional. Conheça-os este verão!

A cidade de Lagos, marcadamente inscrita na História de Portugal, tem associado um conjunto de factos e episódios centenários que ainda hoje são merecedores de créditos na historiografia nacional e internacional. Localidade visitada por reis e nobres, palco das primeiras aventuras por terras desconhecidas, cimentou o seu desenvolvimento e grandeza em suportes culturais-mentais de tomadas de decisão que a vincularam para todo o sempre. Da presença e grandeza do Passado, subsistem ainda valores materiais dos tempos dos Descobrimentos e das principais etapas cronológico-culturais de alguns dos reinados mais importantes dos séculos XV e XVI. A par desta dinâmica do período dos Descobrimentos, temos ainda vestígios da sua grandiosidade militar e da pujança da Arte Contemporânea no todo do município de Lagos.

Cidade dos Sonhos, porque daqui, e apenas como exemplo, D. João I partiu para a conquista de Ceuta. Terra de Segredos, porque em cada rua e esquina do seu Centro Histórico se revelam pormenores do melhor da Arte Manuelina e, em alguns dos casos, trabalhos únicos a nível nacional.  

Os Passeios Culturais decorrem durante este verão, em horário diurno e noturno, sendo que alguns são pedestres e outros em comboio turístico. As Inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, no Posto de Turismo - até 2 dias antes da visita desejada (pim@cm-lagos.pt).

Consulte o programa em anexo.

 

Por: CM Lagos