A FNAC do Fórum Algarve foi o local escolhido para a apresentação oficial da 26ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, descrita ontem, 21 de julho, por Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal, como um pilar estratégico para potenciar toda a economia são-brasense.

A apresentação contou com a intervenção do engenheiro biotecnológico com certificação em vinhos WST3, apaixonado pelo vinho e pela cortiça, Gilmar Brito, em representação da Comissão Vitivinícola do Algarve, da Vice-presidente Marlene Guerreiro, Vereador Acácio Martins e ainda do Presidente da Câmara Municipal que preside também à Comissão Organizadora da Feira da Serra, Vítor Guerreiro.

Ao fim de 26 anos a promover o Algarve genuíno, a Feira da Serra de São Brás de Alportel prepara-se para voltar a surpreender os seus visitantes nos 15 espaços temáticos distribuídos pelos 20.000m2 do seu recinto, 100% acessível.

Em 2016, a Feira da Serra cresceu no espaço e em 2017 volta a crescer no tempo, com a passagem do programa habitual de três dias para quatro dias, referiu o Vereador Acácio Martins.

O sucesso alcançado em edições anteriores levou a organização a passar a Feira de três para quatro dias, entre 27 e 30 de julho, e a criar mais uma porta de entrada a norte do recinto.

O turismo é o tema de excelência da Feira da Serra 2017 que tem por missão abrir o coração do Algarve a quem a visita. Uma Praça do Município modernizada, com uma aposta nas novas tecnologias, o novo espaço dedicado aos operadores turísticos “ExpoTurismo São Brás”, a apresentação ao público do novo site turístico “Visit São Brás” e a apresentação oficial do vídeo promocional turístico do concelho, são as grandes novidades que consubstanciam esta aposta num dos setores em forte crescimento no concelho, destacou a Vereadora Marlene Guerreiro.

Uma edição de excelência só poderia ter o vinho por convidado de honra, com um Sítio a si destinado e servindo de tema inspirador a todo o certame.

Com um conhecimento vasto e sólido sobre o vinho em termos históricos, económicos e culturais, Gilmar Brito explicou aos jornalistas que vai estar em contacto direto com o público para ajudar a conhecer diferentes vinhos, com particular destaque para os vinhos algarvios. Segundo o são-brasense Gilmar Brito, que é júri de concursos de vinhos nacionais e internacionais, o vinho “é das coisas mais interessantes de se estudar”, tendo observado que uma garrafa de vinho é possível conhecer os tipos de castas mas também toda a história de uma região de qualquer ponto do mundo e descortinar pormenores sobre a forma como a vinha foi tratada e até o tipo de clima que se fez sentir no ano da vindima das uvas. Uma experiência que vai partilhar com o público no Sítio do Vinho, que conta com um programa diversificado de degustações e provas de vinho na companhia de especialistas da área. O sítio ideal para levar à letra o lema deste ano “Um brinde à tradição”!

David Carreira, Cuca Roseta, João Pedro Pais e Roberto Leal são os cabeças-de-cartaz do palco principal desta edição que apresenta um programa de animação de grande qualidade e exclusivamente em português e que promete agradar a vários tipos de público.

Assumindo-se, como sempre, como uma verdadeira “montra” do coração do Algarve e como um evento amigo da família “family friendly”, a Feira da Serra volta a apresentar uma diversificada oferta de animação infantil, um placo Sonoridades que junta gerações e muita animação no palco radical onde não vão faltar demonstrações de skate, artes marciais, cross fit, entre outras.

A juventude são-brasense participa ativamente neste certame tanto no programa de voluntariado como no São Brás Fashion e no Espaço Terra onde estará a campeã nacional de Rallies, Inês Ponte Granja, jovem são-brasense, que o município muito se orgulha de apoiar na sua carreira plena de êxitos.

Coração da Feira da Serra, a Aldeia Serra reúne mais de uma centena de artesãos, produtores, numa diversificada oferta diferenciada de produtos e criações da região. No Sítio dos Curiosos muitas são as propostas para os mais pequenos, desde um carrossel tradicional, paintball, pinturas faciais, insufláveis, jogos de cordas, entre outras, com destaque para a participação do Zoomarine com o Carro Educar, uma mesa de salpicos de natureza e uma roda da fortuna, uma divertida proposta para aprender a brincar sobre a preservação ambiental.

Os animais são motivo de interesse de miúdos e graúdos e têm como palco principal o Sítio dos Animais, mas o Picadeiro é outro dos pontos de interesse para quem aprecia a arte equestre. Batismos de equitação, demonstrações de arte equestre, a Gala Equestre “Emoções Ibéricas” são alguns momentos em destaque no programa deste espaço.

Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Presidente da Comissão Organizadora da Feira há 16 anos, sublinhou que a “são quatro dias de um grande evento que se irão prolongar durante todo o ano” porque os produtores e os produtos do concelho continuam disponíveis durante todo o ano para quem procurar os produtos que conheceu e apreciou na Feira da Serra.

Frisou: “É a comunidade são-brasense que põe de pé todo o evento”.

Esta edição contou com um investimento da autarquia de 210 mil euros, mais 45 mil euros do que o valor investido no certame em 2016.

Os bilhetes diários estão à venda por 3,50€, mas também é possível adquirir bilhetes para os quatro dias ou os bilhetes familiares por 10 euros.

A pensar no conforto dos visitantes, além da venda antecipada na Câmara Municipal de São Brás de Alportel e nas lojas FNAC de Faro e da Guia, esta edição conta ainda com venda de bilhetes online, através da Blueticket.

Mais de duas mil pessoas participam neste evento.