«México a dos Pianos» - «Duo Meksyk» | Daniel Torres e Luis Herman | 13 de agosto 20:00 hrs. | Hotel Pine Cliffs Resort | Albufeira.

O “Dúo Meksyk” composto por Daniel Torres e Luís Herman, dois jovens talentos mexicanos criadores do projeto “México a dois Pianos” que promovem nos principais foros de música europeus como é o caso de Albufeira, Algarve; com o apoio da Embaixada do México em Portugal.

Atualmente ambos músicos realizaram estudos de piano na Universidade de Música Frederic Chopin de Varsovia sob a tutela dos professores Ramiro Sanjinés e Jerszy Romaniuk.

Daniel Torres iniciou as suas atividades musicais com quinze anos e estudou no Conservatório de las Rosas, instituição onde se graduou com o bacharelado em 2013.

O seu interesse pela música levou-o a apresentar-se em diversos festivais como: Festival internacional Arte Jovem (2012); Festival de Música de Outono em Guanajuato (2012); Festival Internacional de Piano em Pátzcuaro (2013); Festival Internacional de Música de Câmara de Puebla (2014); Semana do Carnegie Hall em Mérida (2014); Internacional Chopin Festival em Lublin Polonia (2014) e Bienal de piano Mexicali (2015).

Em 2014, Daniel Torres estreou-se com a Orquestra de Câmara de Lublin (Polonia) sob a tutela de Kazimierz Brzozowski. Em 2015 colaborou com a organização “Bochian y Nopal” dedicada a promover jovens talentosos mexicanos, de diferentes disciplinas; o que lhe permitiu oferecer recitais de piano em diferentes foros de Polonia.

Em 2016, ganhou o primeiro lugar no concurso internacional de piano de “Międzynarodowy Festiwal Poloneza” realizado em Varsovia. Atualmente Daniel Torres frequenta a Licenciatura em Piano na Universidade de Música Frederic Chopin em Varsovia.

Luís Herman, jovem talento mexicano originário de Guanajuato, ofereceu o seu primeiro recital aos 7 anos de idade. Graduado na especialidade de piano pela Universidade de Música Fréderic Chopin em Varsovia, Polonia e licenciado em Música pela Universidade de Guanajuato onde concluiu os seus estudos com "Titulación Laureada".

Com mais de 300 concertos na Europa e América; Luís Herman estabeleceu-se, nos últimos anos, como uma jovem promessa representando o México em reconhecidos cenários europeus; razão pela qual o Estado de Guanajuato reconheceu a sua trajetória ao outorgar-lhe o Prémio “Artista Orgullo” do Festival Internacional Cervantino/FIC 2015”.

Para a sua apresentação em Portugal, estes jovens talentos contam com um programa conformado por obras dos compositores José Pablo Moncayo, Carlos Chávez, Manuel M. Ponce e Arturo Márquez.

Por: Embaixada do México