Caminhada Cultural Arqueológica em Loulé

Em agosto, a exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades vem para a rua e convida todos a conhecer os sítios arqueológicos entre o Cerro da Vila e Loulé Velho (Quarteira), de onde provêm muito dos objetos expostos, e que são dois dos mais importantes centros de comércio romano que existiram no Algarve.

Pelo meio é possível visitar ainda os locais onde se encontravam o sítio pré-histórico de Forte Novo, o sítio romano de Quarteira Submersa e as fortificações modernas da Torre de Quarteira e do Forte Novo.

Integrada no programa cultural da exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades, as caminhadas culturais arqueológicas pretendem promover o Património Cultural do concelho percorrendo os vários milénios da História de Loulé.

A caminhada entre os sítios arqueológicos Cerro da Vila e Loulé Velho, numa extensão de 7 quilómetros, tem um grau de dificuldade baixo (parte do percurso é em areia), com uma duração prevista de 2 horas e o ponto de partida é a Estação Arqueológica do Cerro da Vila (Vilamoura, Quarteira).

É importante levar roupa e calçado confortável, água, refletor e luz própria.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser feita para o email - exposicaolouleeducativo@mnarqueologia.dgpc.pt – ou número 289 400 611 com indicação do nome completo, NIF e data de nascimento.

LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades apresenta mais de 7 mil anos de história do concelho, revela costumes, hábitos alimentares e a vida quotidiana das várias civilizações que por ali passaram através de peças arqueológicas. A exposição está patente no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa), de 3ª a Domingo entre as 10h e as 18h. 2

A exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é uma iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé, com o apoio da Lusitânia Seguros, da Imprensa Nacional da Casa da Moeda e do 365 Algarve. Esta iniciativa conta ainda com o apoio de Vilamoura World.

LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é uma iniciativa que se inscreve na longa tradição de cooperação do Museu Nacional de Arqueologia com as autarquias, iniciada há exatamente 20 anos.

LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é a 22.ª exposição desta natureza a ocupar o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no ano em que também o Museu Municipal de Loulé está a celebrar o seu 22.º aniversário.

LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é um “Portugal em miniatura” que espelha a história de Portugal, da Península Ibérica e da Europa. Um verdadeiro ponto de partida para uma viagem obrigatória até Loulé para descobrir o concelho e os seus segredos mais bem guardados, como o sítio de Corte João Marques, a escrita do Sudoeste, o Cerro da Vila, o Castelo de Salir e o centro histórico da cidade.

 

Por: Museu Nacional de Arqueologia