4 AGOSTO | 19H | IPDJ FARO

A  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve)  e a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) acolhem, entre os dias 4 e 29 de agosto, a exposição “Viagem Interior”, da fotógrafa Telma Veríssimo.

Um documentário fotográfico sobre  desertificação e despovoamento no Algarve é promovida pela Associação Bons Ofícios e conta com o  alto patrocínio da Assembleia da República.

“Viagem Interior” é composta por 67 painéis de fotografias  sendo que uma parte estará patente na galeria de exposições do IPDJ, com inauguração no próximo dia 4 de agosto pelas 19h,  e  a outra parte na sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro.

A fuga para o litoral à procura de condições de vida melhores, o envelhecimento da população e o desaparecimento de serviços essenciais nas povoações mais pequenas são fenómenos difíceis de inverter. Assiste-se ao abandono da terra e à negligência das zonas florestais. O conhecimento ancestral e as tradições desaparecem. Cada um destes fatores conduz ao agravamento de outros, num ciclo de degradação cada vez maior.

“Viagem Interior” propõe uma reflexão sobre as dificuldades presentes no Algarve menos conhecido.

 

Acerca de Telma Veríssimo

Fotógrafa profissional desde 1993, colaborou regularmente até 2006 com publicações regionais e nacionais tais como Público, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve e Jornal Barlavento.

Tem colaborado ao longo dos anos com diversas entidades regionais, Associação In Loco, municípios de Faro, Olhão e Castro Marim, Região de Turismo do Algarve, CCDR Algarve, Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve).

Entre 2016 e 2017 realizou o documentário fotográfico “Viagem Interior - Desertificação e Despovoamento no Algarve,  o qual deu origem a uma exposição itinerante que tem passado por diversos locais dos quais se destaca a Assembleia da República entre 7 e 14 de junho de 2017. O projeto passará a livro brevemente.

 

A Exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, na galeria de exposições do IPDJ, na Rua da PSP, e na sala de exposições da CCDR Algarve, na Praça da Pontinha, de segunda a sexta das 09h às 17h. 

 

Por: IPDJ Faro