A XXX edição da Feira Concurso ARTE DOCE / 2017, que decorreu no último fim-de-semana de julho no Complexo Desportivo Municipal, levou milhares de visitantes ao certame mais antigo do Algarve deste género.

Este ano assinalaram-se 30 edições da Feira Concurso Arte Doce. A primeira Arte Doce realizou-se em 1987, por iniciativa da Câmara Municipal de Lagos, com o objetivo de recuperar e revitalizar uma expressão do nosso património cultural imaterial que, à data, corria o risco de se perder. Foi a primeira a realizar-se na região com este objetivo e regularidade. Daí para cá este certame foi mantido e graças ao mesmo registou-se um incremento extraordinário do interesse por esta atividade tradicional, do número de pessoas que se dedicam à mesma, assim como do carinho e respeito que a população e os visitantes têm por esta arte.

A escolha de uma temática em cada edição, para desafio à criatividade das doceiras, foi introduzida em 1989 e desde então tem sido mantida, constituindo uma especificidade deste certame. “Flores e Plantas do Algarve” foi o tema escolhido para este ano e, como já era esperado, concorreram trabalhos de grande sensibilidade estética e criativa.

O tema foi também o mote para a animação que decorreu ao longo dos 3 dias de Feira: animação cultural para o público em geral e para o público infantil; duas exposições (uma de Vestidos de Chita – confecionados por alunos da Universidade Sénior de Lagos e outra sobre Plantas e Usos Medicinais Populares, cedida pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur), ambas enquadradas no tema desta edição; ateliês e demonstrações, quer de doçaria, quer de arte floral.

Ao longo dos 3 dias do evento, foram milhares os visitantes que testemunharam o que de mais doce Lagos tem para oferecer, tendo para isso muito contribuído a qualidade e atratividade dos expositores participantes com destaque para a doçaria que, como não podia deixar de ser, foi a grande estrela do certame, mas também houve exposição e venda de muito artesanato, outros produtos alimentares, e a presença de empresas/entidades diversas.

 

Na parte do recinto ao ar livre destacaram-se as tasquinhas a complementar a Feira e o palco principal por onde passaram alguns dos mais conceituados artistas do panorama musical nacional: Ana Moura, Dengaz e Ala dos Namorados.

No dia 30 de julho, último dia, decorreu a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do Concurso ARTE DOCE, tendo sido igualmente conhecidos os trabalhos vencedores do Concurso de Poesia “Avós e Netos”, promovido pela autarquia.

Todas as fotos em https://www.facebook.com/Municipio-de-Lagos-203563826326416/

 

PREMIADOS ARTE DOCE 2017

 

♦ CONCURSO ARTE DOCE

Grande Prémio*: Os Docinhos da Gena (Eugénia Militão)

(*melhor conjunto de trabalhos apresentados nas categorias tema livre e tema obrigatório)
 

Tema Obrigatório

1º lugar: Cantinho Doce da Fernanda (Maria Fernanda Lourenço)

2º lugar: Bolo Doce

3º lugar: Miminhos da Lucinda (Maria Lucinda Ferro)

 

Tema Livre

1º lugar: Os Docinhos da Gena (Eugénia Militão)

2º lugar: Barão Doce (Andreia Gomes)

3º lugar: Atelier dos Sabores (Tânia Isabel Joaquim)

 

♦ CONCURSO QUALIDADE na TRADIÇÃO

Melhor Doce Fino: Rumo ao Campo, Unipessoal, Lda.

Melhor Doce de Figo: Sandra Santos

Melhor Morgado: Patrícia Cintra

Melhor D. Rodrigo: Graça Carvalho

 

♦ PRÉMIO “ESCOLHA do PÚBLICO”

Tema Obrigatório: Lucília Baptista

Tema Livre: Lucília Baptista

 

VENCEDORES do CONCURSO de POESIA “AVÓS e NETOS”
 

1ºs Classificados

Categoria Avós: Violinda Pinheiro Rosa (87 anos) / Poema “Avós e Netos”

Categoria Netos: Diogo Lima (14 anos) / Poema “O pão-de-ló da minha bela avó”

 

2ºs Classificados

Categoria Avós: José Francisco Rodrigues (62 anos) / “Ser avô é ser pai duas vezes”

Categoria Netos: António Camilo (12 anos) / Sem título

 

3ºs Classificados

Categoria Avós: Maria Pacheco da Costa (75 anos) / Poema “Avó que foste uma mãe”

Categoria Netos: Rodrigo Silva (10 anos) / Poema “Os meus quatro avós”

 

Por: CM Lagos