Decorreu no passado dia 18 de maio de 2017, no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Faro, a apresentação pública do Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia.

Apresentação que contou com a presença  do Senhor Provedor José Candeias Neto, da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, a Diretora do Arquivo Distrital de Faro, Maria Luísa Pereira e, em representação do Município de Faro, a Chefe de Unidade de Bibliotecas e Arquivos, Sandra Martins.

Esta apresentação concluiu um trabalho de cerca de dois anos, realizado pelo Arquivista Municipal em colaboração com Diretora do Arquivo Distrital de Faro e consistiu no levamento do estado de conservação e organização da documentação e posterior organização, seleção, identificação, que resultou na produção do Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Faro, em formato digital. Passando assim a estar disponível para consulta um dos mais ricos espólios documentais do concelho, composto por quatro fundos documentais (Santa Casa da Misericórdia de Faro; Apostolado da Oração; Junta Hospitalar; Centro de Assistência Social de Faro) e que contêm documentação do início do século XVI (1512) até à atualidade.   

Para divulgar e facilitar a consulta da documentação em causa, encontra-se disponível do site do Município de Faro o Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Faro (http://www.cm-faro.pt/pt/647/arquivo-historico.aspx), sendo que a documentação se encontra depositada no Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Faro situado na Rua da Misericórdia, em Faro.

 

Por: CM Faro