O incêndio que continuava hoje de manhã a lavrar em Grândola, distrito de Setúbal, já obrigou a evacuar cerca de 10 montes isolados, mas sem registo de casas ardidas, nem de danos pessoais, segundo a GNR.

Contactada pela Lusa, fonte da GNR explicou que, durante a noite e madrugada de hoje, “foram evacuados cerca de 10 montes por precaução”, na zona do Viso, perto de Azinheira dos Barros, no concelho de Grândola.

“Hoje de manhã, estamos a fazer a verificação ao nível das infraestruturas e se está toda a gente nas casas ou se há animais mortos”, mas, até cerca das 10:00, não havia registo casas ardidas, nem de feridos, acrescentou.

A mesma fonte indicou também que, na quinta-feira, foi cortado o Itinerário Complementar (IC) 1, mas, posteriormente, a circulação foi restabelecida e, no dia de hoje, “não há qualquer estrada cortada” no concelho alentejano.

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio que deflagrou às 15:07 de quinta-feira nas freguesias de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, concelho de Grândola, continuava a lavrar com uma frente em mato, cerca das 10:00 de hoje, mobilizando um total de 220 operacionais, com o apoio de 69 viaturas e de dois helicópteros.

Na quinta-feira, o incêndio obrigou ainda à interrupção da circulação de comboios na linha do sul, que liga Lisboa ao Algarve, durante seis horas, tendo sido restabelecida às 22:30.

Fonte oficial da CP - Comboios de Portugal disse à Lusa terem sido afetados cerca de oito comboios, motivando transbordos rodoviários, com os passageiros transportados em autocarros, entre Canal Caveira e Ermidas do Sado.

 

Por: Lusa