O objetivo de vencer a Volta quase foi concretizado e o espanhol do Louletano-Hospital de Loulé – Fibralgarve provou ser o mais regular ao longo de toda a competição.

Garcia de Mateos, honrando a história do clube e de Loulé no ciclismo português, deu luta e projetou o nome dos patrocinadores ao terminar a Volta 2017 na terceira posição. Ao pódio, em Viseu, onde terminou a Volta, Vicente subiu duas vezes, uma para receber os aplausos do terceiro lugar e uma outra para envergar a camisola verde atribuída à classificação por pontos, vitória que alcançou confortavelmente. Para além de vencer a chegada a Oliveira de Azeméis, na 8ª etapa, o "chefe de fila" da equipa vermelha e preta contabilizou, entre outros resultados, dois segundos lugares e um terceiro.

Apontado desde o início da prova como a grande aposta louletana, o espanhol só foi batido pelo forte poderio da equipa W52-FC Porto que venceu a Volta com Raúl Alarcón. Mesmo não chegando à camisola amarela os objetivos do Louletano-Hospital de Loulé – Fibralgarve foram totalmente cumpridos porque, estando sempre na discussão da corrida, terminou no pódio e Vicente Garcia de Mateos melhorou o oitavo lugar alcançado no ano passado.

“Sabíamos das dificuldades, mas nunca baixámos os braços e estou convencido que este nosso otimismo foi fundamental para congregar o grupo em torno do homem que elegemos para discutir a Volta”, disse Jorge Piedade, Diretor Desportivo da equipa que se viu afetada, uns dias antes de começar a Volta, com a lesão de Luís Mendonça operado a um braço e tendo de ser substituído à última hora. No decorrer da 1ª etapa, o espanhol Oscar Rodriguez, a passar mal devido a uma gastroenterite, foi obrigado a abandonar desfalcando a equipa que trabalhou no apoio a Vicente Garcia de Mateos.

“Posso concluir que demos luta até ao fim e temos de dar os parabéns ao vencedor. A etapa que passou na Torre foi decisiva para a classificação e realmente foram mais fortes que o nosso conjunto. Nada há a dizer sobre isso. Honrámos os pergaminhos do nosso clube como há muito não acontecia e ir ao pódio na condição do Vicente, com o terceiro lugar da geral e líder dos pontos, é óptimo,” expressou, em jeito de balanço, Jorge Piedade.

 

Classificação Geral Final dos ciclistas do Louletano - Hospital de Loulé – Fibralgarve na79ª Volta a Portugal em Bicicleta.

 

Por: Louletano-Hospital de Loulé – Fibralgarve