Este Sindicato tem vindo a alertar para a crescente falta de pessoal no Centro Hospitalar do Algarve nomeadamente, pessoal técnico e auxiliar o que, pelo conhecimento que temos do funcionamento do mesmo, poderá levar em breve à diminuição de camas nos internamentos e ao encerramento de serviços.

Os trabalhadores veem-se confrontados com escalas de serviço com horas de trabalho suplementar e, estão chegando à exaustão.

Sempre que questionamos a Administração para o excesso de trabalho suplementar do pessoal técnico e auxiliar é-nos dito que há falta de pessoal e não têm autorização para contratar mais trabalhadores.

Neste momento calcula-se que só para a carreira auxiliar de ação médica (Assistentes Operacionais) a falta seja de cerca de 80/100 trabalhadores desta categoria para que os serviços consigam funcionar normalmente.

Em várias declarações o Sr. Ministro da Saúde garante a contratação de mais médicos e enfermeiros para o SNS, sem nunca referir a contratação de pessoal de outras carreiras mas, como certamente é do conhecimento geral, no SNS e, por maioria de razão nos hospitais, trabalha-se em equipa da qual fazem parte trabalhadores das carreiras técnicas e auxiliares (assistentes operacionais) que são imprescindíveis para o bom funcionamento de qualquer serviço.

Assim sendo, esta comunicação serve de alerta para a Comunicação Social Regional e população algarvia em geral do esforço exercido pelos profissionais das carreiras técnica e assistentes operacionais que estão chegando ao esgotamento sem conseguir dar a resposta devida que o SNS exige, e os utentes merecem.

 

Por: Sindicato Trab's Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas