Para destacar algumas Maravilhas entre as muitas existentes no Concelho – no âmbito de um programa de promoção do património natural e histórico, em curso durante o ano de 2017 – a Câmara Municipal apela a que cada habitante ou visitante de Lagoa escolha, até 31 de agosto,...

... uma de entre as 10 que foram escolhidas e cuja promoção está a passar por vários lugares físicos e virtuais do Concelho, durante este mês.

Descarregando a aplicação eletrónica disponibilizada no site oficial da Câmara de Lagoa ou em https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_diogogleal3.Maravilhas_de _Lagoa1&hl=pt_PT, qualquer pessoa pode eleger uma das paisagens excecionais – a Orla Costeira, o Promontório da Srª. da Rocha ou o Parque Municipal do Sítio das Fontes – escolher o conjunto urbano tradicional de Ferragudo ou votar num dos sete edifícios religiosos – a Igreja da Srª da Encarnação em Porches, o Convento de S. José em Lagoa, a Igreja da Nª Senhora da Luz em Lagoa, a Igreja de S. Tiago em Estômbar, as Igrejas da Misericórdia de Lagoa e de Estômbar e a Capela de Santo António na Mexilhoeira da Carregação.

Cada uma destas Maravilhas tem, neste programa, um padrinho escolhido entre as Associações Culturais locais, a quem cabe contribuir para que a sua afilhada se torne mais conhecida, valorizada e protegida.

A 2 de setembro, pelas 21.00h, toda a população está convidada para um encontro com as escolhidas, no Centro de Congressos do Arade, numa noite de festa, tendo por base a ideia de aprender a valorizar uma herança coletiva que vem do passado e pertence já às novas gerações.

Na FATACIL – que decorre de 18 a 27 de agosto – vai haver espaço de destaque para esta iniciativa. E depois da Gala das 10 Maravilhas, preparam-se já outros projetos e ideias que juntam as Associações, as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal, todos com os olhos postos no Património.

 

Por: CM Lagoa