No âmbito da V Feira da Dieta Mediterrânica estará presente, em Tavira, no largo junto à casa André Pilarte e do Cineteatro António Pinheiro, entre 05 e 10 de setembro, o Vaivém Oceanário.

Através deste projeto de educação ambiental em movimento, o Oceanário de Lisboa convida toda a população local a participar, gratuitamente, em atividades lúdicas e pedagógicas que exploram as diversas profissões relacionadas com os oceanos e a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.

Nos dias 05 e 06, as atividades destinam-se, preferencialmente, a escolas e outros grupos que realizem marcação junto do Município de Tavira. De 07 a 10, o Vaivém Oceanário está aberto aos visitantes da V Feira da Dieta Mediterrânica.

Uma oportunidade única para conhecer melhorar diferentes profissionais do mar, nomeadamente, mergulhadores, biólogos, veterinários, investigadores polares e até advogados do mar. A descoberta de tarefas, curiosidades e rotinas destas profissões vão tornar esta experiência a mais original de sempre!

O mapa de Portugal que conhecemos mostra o território terrestre e marítimo que se estende até ao limite da Zona Económica Exclusiva. A proposta de extensão da Plataforma Continental revela uma nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas. O novo mapa de Portugal representa um dos maiores países do mundo, com um território marítimo 40 vezes superior ao terreste. Os conteúdos desenvolvidos têm o objetivo de consciencializar para todo o potencial do mar português e alertar para a necessidade de conservação do meio marinho, através de um conjunto de atividades que poderão ser exploradas em diferentes áreas curriculares, desde o ensino pré-escolar ao secundário.

O Vaivém, com o objetivo de levar a missão do Oceanário a todo o país e de facultar uma viagem educativa pelos oceanos, já percorreu todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

 

Horário:
Dia 05: 15h00 - 18h00

Dia 06: 10h00 - 13h00 e 14h30 - 17h30

De 07 a 10: 11h00 - 13h00 e 16h00 - 20h00

 

Por:  CM Tavira