O imobiliário português está definitivamente no radar, sendo notícia um pouco por todo o mundo de forma regular. Depois de captar o interesse dos franceses, chineses e brasileiros, que têm vindo a investir na compra de imóveis em força no país, agora é a vez do mercado imobiliário nacional chamar a atenção na Irlanda.

Isto porque os preços são atrativos e a febre da reabilitação urbana parece ter vindo para ficar. Lisboa está no centro do radar dos investidores. 

A história é contada pelo The Irish Times, que escreve que vale a pena investir em Portugal e sobretudo em Lisboa. Segundo o jornal irlandês, depois da crise que assolou o país e da saída da Troika, houve uma mudança de estratégia, com uma aposta clara na regeneração e renovação das cidades.

O facto de haver muitos imóveis antigos e a necessitar de ganhar “nova vida” – e a preços acessíveis quando comparados com outros países – acabou por dinamizar o setor.

“Apesar dos preços terem aumentado desde 2010, ainda são relativamente acessíveis”, lê-se no artigo. Citado pela publicação, Lloyd Hughes, consultor imobiliário da Athena Advisers, foi claro: “O valor é o principal motivo do interesse atual por Lisboa. Os melhores imóveis nas zonas centrais ‘prime’ custam até 9.000 euros por m2. É menos de metade do equivalente em Paris ou Londres”.

O especialista vai mais longe nos elogios e adianta que os seus compradores tendem a ser sobretudo (60%) investidores, que querem retirar rentabilidade do projeto, aproveitando a febre do Alojamento Local (AL) que se vive na capital.

A Athena Advisers está, de resto, a criar uma área de arrendamento especializada para atender proprietários estrangeiros, sendo que a procura por parte dos irlandeses está a ganhar força.

 

Por: Idealista