A Câmara de Lagoa considera o investimento na educação como uma prioridade estratégica, tendo em conta as suas vertentes formal e não formal.

Assim, no sentido de dotar o Concelho de todas as condições para o novo ano letivo, estão concluídas as obras de reparação e melhoria nos 7 Jardins de Infância, nas 6 Escolas Básicas da rede pública do concelho – dos dois Agrupamentos de Escolas, ESPAMOL e Rio Arade – e a construção de um novo ginásio na Escola Secundária de Lagoa. 

O valor global deste investimento rondou os 350 mil euros, metade dos quais são garantidos pelo orçamento municipal. A segunda parcela, de igual valor (cerca de 175 mil euros), proveio de uma parceria feita entre a autarquia e o Ministério da Educação para a construção daquele ginásio. 

Com o objetivo de dotar os estabelecimentos escolares de boas condições de funcionamento foram criadas três salas de informática com mobiliário e equipamento adequado nas Escolas EB1 de Lagoa, Carvoeiro e Porches; implementada uma horta pedagógica na EB de Ferragudo; arranjado o parque infantil, com novo pavimento, num dos Jardins de Infância do Parchal; reparados telhados, paredes interiores e exteriores, feitas pinturas e limpezas e arranjados espaços exteriores um pouco por todo o parque escolar. 

A estas intervenções nos espaços físicos, feitas durante o período de interrupção letiva de verão, junta-se a preparação de um programa de apoio ao desenvolvimento de projetos socioeducativos e de educação pela arte, para o ano letivo de 2017/18, para responder às necessidades identificadas nas escolas. 

A prevenção e combate à violência no namoro e ao bullying, a dança criativa e a expressão musical, a promoção da educação ambiental e da prática desportiva nos primeiros anos escolares, o acesso on line a informação especializada sobre o concelho de Lagoa (plataforma digital “Concelhos de Portugal”) ou o apoio ao intercâmbio com Escolas de outros países, são também exemplos de um programa alargado de apoio para a qualidade do ensino e melhoria dos contextos de aprendizagem no Concelho de Lagoa. 

Por outro lado, a Câmara de Lagoa assumiu, no ano letivo anterior, o compromisso de contratar pessoal de apoio ao funcionamento das Escolas, que reforçou este ano, em que já foram contratados mais cinco Assistentes Operacionais e está prevista a admissão de dez Auxiliares Educativos até ao final do ano. 

 

Por: CM Lagoa