Os rastreios do cancro do cólon e reto, integrados no projeto-piloto da Administração Regional de Saúde do Algarve, em curso em São Brás de Alportel e em Faro, já estão a avançar junto dos munícipes do concelho são-brasense.

Os utentes inscritos no Centro de Saúde de São Brás de Alportel, com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos, inclusive, estão a receber cartas de esclarecimento do processo de rastreio e cartas de marcação para levantamento do kit de recolha de material para análise.

Quando as análises revelam informação que aponte para possíveis problemas de saúde, os utentes são rapidamente encaminhados para os especialistas do Centro Hospital Universitário do Algarve. Funciona como uma “Via Verde” entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde hospitalares nesta área de especialidade médica a que os são-brasenses têm acesso já na fase piloto.

Recorde-se que o projeto-piloto foi anunciado a 11 de julho, no Laboratório Regional de Saúde Pública, Dr.ª Laura Ayres, na presença do Secretário de Estado Adjunto, Fernando Araújo.

O projeto está a ser desenvolvido na Unidade de Saúde de Cuidados na Comunidade de São Brás de Alportel – UCC Al-Portellus e na Unidade de Saúde da Ria Formosa, no concelho de Faro e vai abranger, nesta fase piloto, cerca de sete mil utentes. A iniciativa, de caracter gratuito, deverá ser alargada a toda a região a partir de 2018.

Estima-se que 140 mil mulheres e homens, com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos, sejam convocados a participar nestes rastreios.

Este projeto foi criado com vista à deteção precoce de potenciais casos de cancro do cólon e do reto e o arranque de tratamentos em fases iniciais da doença que permitam aumentar a taxa de eficácia dos tratamentos.

O Município de São Brás de Alportel aderiu a este projeto desde a primeira hora ciente de que se trata de uma oportunidade importante na área da promoção da saúde e da qualidade de vida da comunidade são-brasense.

O projeto tem ainda uma componente de sensibilização da população alvo sobre hábitos de vida saudáveis e que reduzam os riscos de desenvolvimento desta e de outras doenças.

 

Por: CM S. Brás Alportel