O incêndio que deflagrou hoje numa zona de pinhal da freguesia do Montenegro, no concelho de Faro, mantém-se em curso com uma frente ativa, mas os bombeiros já controlaram uma segunda frente que ardia, segundo a Proteção Civil.

“O fogo chegou a ter duas frentes ativas, mas agora já temos uma delas dominada e temos os meios a fazer o combate na frente que está e a situação está a evoluir favoravelmente”, afirmou o comandante Richard Marques, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, à agência Lusa.

Às 20:30, mantinham-se no terreno 175 operacionais, com o apoio de 64 veículos, e os quatro meios aéreos que tinham estado a combater o fogo durante a tarde “já tinham deixado de operar e regressado às suas unidades” por não poderem trabalhar após o pôr do sol, disse a mesma fonte.

Estão também a participar nos trabalhos sete máquinas de rasto, que ajudam a consolidar a frente que já foi dominada.

O alerta foi recebido 16:09, dando conta de um incêndio numa zona de pinhal das Gambelas, localidade do concelho de Faro onde está também localizado um dos campus da Universidade do Algarve, segundo o CDOS.

O comandante Richard Marques reconheceu que a zona afetada “tem habitações dispersas, a universidade e algumas unidades hoteleiras, com campos de golfe, e estabelecimentos comerciais”, mas garantiu que “todos foram acautelados e protegidos, nenhum ficou danificado” e “apenas houve um toldo externo que ardeu”, mas sem pôr mais nada em risco.

A fonte do CDOS explicou ainda que na zona faz-se sentir “muito vento” e a rotação do mesmo provocou alterações na evolução” do fogo, complicando os trabalhos e obrigando os meios a reposicionarem-se.

A zona das Gambelas conta com uma área de pinhal que faz a divisão com o concelho de Loulé, designadamente com o resort turístico de luxo da Quinta do Lago.

 

Por: Lusa