A comunidade escolar de São Brás de Alportel está novamente em plena atividade com o arranque do ano letivo de 2017/2018 a 12 de setembro.

Cerca de 240 funcionários, entre docentes e não docentes do concelho retomam a sua rotina, na educação e formação de 1.500 crianças e jovens são-brasenses. A 12 de setembro, o dia em que abriu oficialmente o ano letivo, foram convidados para a Cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2017/2018 que a Câmara Municipal realiza habitualmente nesta ocasião, com o apoio do Agrupamento de Escolas.

Nesta edição, a Sessão de Abertura do Ano Letivo teve lugar no Museu do Traje de São Brás de Alportel e contou com a presença do delegado regional da Educação do Algarve, Francisco Marques, que deu as boas-vindas dadas à equipa docente e não docente e destacou o empenho da direção do Agrupamento e do Município para ultrapassar os desafios que se colocam às escolas, de modo a garantir um início de aulas tranquilo, com todas as condições para um ensino de qualidade.

O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, começou por dirigir-se aos professores que este ano estão pela primeira vez no concelho, assegurando que “vão encontrar aqui uma nova família”. “Sintam-se em casa”, disse em tom de boas-vindas; e a todos deixou uma mensagem de confiança no bom trabalho que nas escolas do concelho os educadores e professores desenvolvem, assegurando a construção de um futuro melhor.

Sublinhando que “a educação é uma prioridade” para a Câmara Municipal, o autarca deixou palavras de incentivo aos profissionais e assegurou que a autarquia desenvolve todos os esforços para garantir que as melhores condições de ensino no concelho.

Durante o período de pausa para férias escolares e como é já prática habitual da autarquia, foram realizadas diversas intervenções nas escolas do concelho, entre as quais a obra de renovação da cozinha da EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos e a remodelação das casas de banho da EB 1 de São Brás de Alportel. Um investimento de 65.174,64 euros, adjudicado à empresa J.G. Benedito Lda. que no caso da cozinha incluiu a substituição de revestimentos interiores, paredes e tetos e a colocação de uma nova estrutura (“hotte”).

Para além das obras, há todo um conjunto de serviços, tais como a rede de transportes escolares, o Gabinete Municipal de Psicologia que presta serviço nas escolas, os refeitórios escolas ou as atividades complementares, bem como as mais diversas iniciativas que são colocados em marcha em cada novo arranque do ano escolar. Neste âmbito, a atribuição do VALE Educação, que nesta edição incluiu os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Para apoiar as famílias, o Município são-brasense faculta o prolongamento de atividade diária até às 18h30 nas escolas de 1.º ciclo, para apoiar as famílias com horários laborais incompatíveis com o horário letivo regular. Este prolongamento é comparticipado pelas famílias de acordo com as respetivas condições económicas.

O programa das atividades de enriquecimento curricular (AEC) para alunos do 1.º ciclo é dinamizado em parceria pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação de Solidariedade e Apoio à Família “Ensinar a Sorrir”. A Componente de Apoio à Família (CAF) no primeiro ciclo regressa com atividades lúdicas e apoio aos trabalhos de casa. Uma iniciativa que envolve a Associação “Ensinar a Sorrir” em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Município.

Para os alunos do pré-escolar, a autarquia organiza as Atividades de Animação e Apoio à Família que consistem em atividade física e desportiva e educação musical.

 

Por: CM S. Brás de Alportel