O Concelho de Loulé, referência nacional ao nível das atividades turísticas, assinala no próximo dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo, com um programa centrado no projeto Loulé Criativo.

No âmbito do programa de dinamização cultural do renovado Café Calcinha, a Autarquia promove no espaço daquele que é um dos “Cafés Portugueses com História” um conjunto de workshops dirigidos aos turistas que se encontrem de visita à cidade, mas também ao público em geral, com o apoio dos parceiros locais do Loulé Criativo. Pretende-se, assim, pôr os visitantes em contactos com algumas das tradições do Concelho e, em simultâneo, dar a conhecer um espaço emblemático da cidade que encerra muito da história e da cultura da cidade.

Entre as 9h30 e as 10h30, a proposta é criar um pequeno-almoço mediterrânico, com produtos frescos e locais, numa iniciativa que será coordenada por de Otília Eusébio.

Promovida pela Casa da Empreita, das 11h00 às 12h30 e das 14h00 às 15h30, os visitantes poderão participar no workshop de empreita onde irão aprender como trabalhar com a palma, um dos ofícios mais tradicionais no Concelho.

A artista plástica Adérita junta-se a este programa para promover um workshop de pintura sensorial, entre as 16h00 e as 17h00, enquanto que, na hora seguinte, haverá uma demonstração de bombons recheados com produtos do Algarve. Ainda na vertente da doçaria algarvia, os turistas poderão aprender igualmente a confecionar queijinhos de figo e estrelas de figo.

O fotógrafo Vítor Pina promove uma Batida Fotográfica que partirá do Café Calcinha, às 19h00, e irá percorrer os principais pontos de interesse turístico da cidade.

Para quem preferir, o Loulé Criativo propõe ainda a mostra de como amassar o pão, seguindo-se uma degustação de pão com compotas.

Entre as 20h30 e as 21h30, os participantes da Batida Fotográfica serão brindados com um cocktail com produtos tradicionais.

Numa “operação de charme” junto de quem visita o Município, os turistas serão recebidos nos postos de informação turística do Concelho com bolos e licores regionais.

Neste dia, inaugura ainda no Posto de Turismo de Salir a Exposição “Dos primórdios do turismo até aos nossos dias – concelho de Loulé”, que vai estar patente ao público até ao dia 31 dezembro.

Loulé, o maior Concelho algarvio, distingue-se pela qualidade da sua oferta turística, nomeadamente pelo seu património cultural, histórico e natural, preservando até aos nossos dias uma vasta multiplicidade de tradições, usos e costumes.

Neste contexto, e numa clara aposta da Autarquia de Loulé em promover a identidade do Concelho de forma inovadora e criativa, oferecendo aos viajantes uma maneira ativa e genuína de contactar com a cultura local, foi lançado o Turismo Criativo, o mais importante projeto em marcha neste sector no Município.

Uma “nova geração do Turismo” (assim designada pela UNESCO) está a crescer significativamente pelo mundo inteiro e procura participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes e o carácter singular do destino turístico. Em Loulé, as diversas manifestações do seu riquíssimo património cultural, assim como expressões artísticas mais contemporâneas, são material experiencial e criativo ímpar.

O Município de Loulé quer oferecer aos viajantes a possibilidade de fazer uma imersão na Cultura do Concelho, proporcionando-lhes vivências únicas, por meio de experiências e de aprendizagens.

 

Por: CM Loulé