por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Perder peso é reduzir o número que aparece na balança, i.e., diminuir a massa muscular e/ou gordura; emagrecer refere-se a diminuir a gordura. Quanto mais músculo tiver, mais fácil é emagrecer.

O emagrecimento é mais simples para uns do que para outros, contudo, requer motivação, empenho e, o mais importante, iniciativa. Decerto, que já deu por si a pensar “amanhã início a dieta”, e o “amanhã” vai sendo adiado e os quilos ficam.

Qualquer mudança exige consciência, deve dar o 1º passo quando se sentir preparado não, para agradar os outros.

Olhe para a comida como fonte de nutrientes e energia, tal como o carro precisa de combustível. A comida não resolve sentimentos (tristeza, ansiedade, solidão), apenas fornece uma sensação positiva efémera e se comer demais, entra num ciclo de baixa autoestima – compulsão alimentar.

Coma apenas quando sente fome real, “ataques repentinos por doces/salgados” é fome emocional, coma devagar e aprenda a conhecer quando o seu corpo lhe mostra que tem o “combustível” suficiente.

Como nutricionista, entendo que NÃO existem alimentos proibidos e que nenhum alimento por si só, provoca cancro, diabetes, AVC’S, contudo, se esse alimento for consumido sem limite, a minha opinião é contrária. Dieta é sinónimo de alimentação, não deve passar fome, nem sofrer, nem vê-la como passageira, mas sim, uma reeducação alimentar sem exageros, sem privações, onde aproveita para desfrutar de todos os alimentos de igual forma, sendo que doce/salgado, são permitidos e deve vivê-los no momento.

Para o emagrecimento ser efetivo a longo prazo é importante que:

- Conheça os efeitos dos alimentos no seu corpo

- Saiba a melhor conjunção entre eles

- Aprenda qual o melhor momento para os ingerir; o organismo vai diminuindo a atividade à medida que o dia escurece, sendo que a distribuição alimentar ao longo do dia pode ser fulcral para emagrecer.

Lembre-se que não “engorda do ar” e que qualquer mudança tem altos e baixos, momentos bons e outros menos simpáticos.