Numa parceria entre a Câmara Municipal e o Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa – responsável pela produção dos conteúdos – Lagoa está representada na Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal,...

ferramenta pedagógica que passou a estar disponível para as escolas do Concelho desde o início do ano letivo e que, neste momento, apresenta 10 Concelhos de todo o País – Lisboa, Celorico de Basto, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Condeixa-a-Nova, Porto, Guimarães, Lagoa e Portimão.

Os docentes e aluno/as das escolas de Lagoa pode, assim, aceder a esta Biblioteca Digital que, de forma intuitiva e lúdica, disponibiliza recursos pedagógicos para enriquecer e potenciar os contextos de aprendizagem nas escolas e integra uma coleção de livros interativos, escritos e editados especialmente para os alunos das escolas do 1º ciclo – disponibilizando textos, vídeos e animações 3D que exploram a História e os Patrimónios locais – mas que poderá ser utilizada noutros contextos de aprendizagem.

Em relação ao Concelho de Lagoa, a Plataforma apresenta o Património Natural, a Ermida do Carvoeiro, o Forte de S. João Baptista, a Torre da Lapa, a Fortaleza e Ermida de Nossa Senhora da Rocha, a figura histórica do “Remexido” que nasceu e viveu em Estômbar e a Lenda Encantada de Porches, para além de descrever o Brasão, que pode ser “feito” através de um puzzle.

A Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal – que pode ser consultada AQUI – junta a este livro um caderno de atividades, onde os alunos podem tomar notas, fazer exercícios, fichas e aprender palavras difíceis.

 

Por: CM Lagoa