A definição de uma política de proteção e bem-estar animal, a construção de um centro de recolha oficial e a criação da figura do provedor do animal são propostas do candidato do PAN à presidência da Câmara de Faro.

“O provedor dos animais terá como missão zelar pelos direitos e interesses dos animais de Faro. Irá receber, tratar e investigar as queixas recebidas sobre animais no município e estabelecer a comunicação entre a instituição, os munícipes, as associações e os agentes que têm a responsabilidade de atuar nestes casos, nomeadamente a GNR/SEPNA [Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente], os centros de recolha animal, e o veterinário municipal, por exemplo”, defendeu o candidato do PAN à Câmara da capital de distrito algarvia, Paulo Baptista.

Esta figura teria também como função “identificar os problemas, criar estratégias e emitir pareceres sobre o estado de proteção animal” no concelho, trabalho que Paulo Baptista disse ser de “muita responsabilidade” e que deve ser exercido de “forma profissional e a tempo inteiro” por alguém com experiência na proteção animal.

Paulo Baptista apelou à adoção de uma política de proteção e bem-estar animal que acabe com uma atuação municipal marcada por uma “desresponsabilização da autarquia” e que coloca “a pressão da resolução deste problema nos ombros do associativismo e do voluntariado”.

“Acabar com o abandono e reduzir o crescente número de animais errantes”, sensibilizar a população “para a necessidade de esterilização e registo dos animais” e apoiar “quem todos os dias os ajuda e alimenta” são também medidas que o PAN quer ver implementadas numa área que está na génese do partido.

Paulo Baptista afirmou que a construção do Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) “é obrigatório por lei” e “já devia” existir “há muito tempo”, pelo que representa “uma prioridade” do partido e vai permitir dar “uma solução aos casos mais urgentes”.

Além de gatos e cães, estes espaços devem também ter capacidade para “poder receber cavalos abandonados ou vítimas de maus tratos”, problema que o PAN identificou no concelho e que Paulo Baptista qualificou como “gravíssimo”.

Ajudar as pessoas com dificuldades económicas a levar os seus animais de companhia ao veterinário, através de “cheques-veterinário”, por exemplo, é outra das medidas que Paulo Baptista quer ver o município adotar para ajudar a diminuir o abandono e “apoiar na esterilização e cuidados veterinários”.

Além de Paulo Baptista (PAN), concorrem presidência da Câmara de Faro o atual presidente, Rogério Bacalhau (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), António Eusébio (PS), António Mendonça (CDU), Maria Eugénia Taveira (BE) e Humberto Correia (Independente).

 

Por: Lusa