O Município de Albufeira encontra-se a investir na ampliação da rede de rega com estações meteorológicas e sistemas gestão remota para otimizar o consumo de água na rega e reduzir custos operacionais de manutenção.

Segundo o Vereador responsável, Rogério Neto, este sistema “é o caminho que permite uma maior sustentabilidade na gestão da água para rega.”

A estratégia é simples: a instalação de estações meteorológicas nas zonas verdes e a correspondente adaptação do sistema de rega com unidades telemétricas emitindo dados via Wi-Fi permitirá a otimização do débito de água em função das condições meteorológicas. Quando chove, o sistema corta de imediato o fluxo de água, evitando assim o desperdício. Quando existe vento, o sistema adapta de forma automática o débito de água ou em casos de ventos fortes corta porá e simplesmente o consumo, evitando desperdício de água. Todo o sistema, no valor de cerca de 70 mil euros,  é gerido remotamente através do telemóvel ou mesmo PC, otimizando desta forma o recurso à utilização de mão-de-obra.

O Vereador Rogério Neto, que detém o pelouro dos espaços verdes acrescenta que “este é o caminho que traçámos e estamos a percorrer que nos permite sermos cada vez mais sustentáveis na gestão da água que usamos para rega. Atualmente, em qualquer parte, podemos saber quanto estamos a consumir, e se o sistema de rega apresenta fugas ou consumos anormais de água. Em caso de existência de uma fuga de água, o sistema envia um alerta para os telemóveis, permitindo desta forma uma celeridade impar na resolução destas ocorrências. A implementação deste modelo de gestão só foi possível graças à elevada capacidade técnica e operacional de toda a equipa envolvida na gestão de espaços verdes. ”

As zonas atualmente englobadas com este sistema incluem o Parque de Alfarrobeira, o Jardim da Biblioteca, o Parque de Vale Faro, o Parque da Cocheira e o eixo viário correspondente à EN 395.

Albufeira torna-se assim líder na região algarvia em termos de zonas verdes com implementação destes sistemas e no aproveitamento das novas tecnologias à gestão das zonas verdes.

 

Por: CM Albufeira