Decorre até ao dia 22 de outubro, em vários espaços eclesiásticos e culturais do Concelho, o XIX Encontro de Música de Loulé «Francisco Rosado», evento incontornável do panorama da música erudita em Portugal.

Para além dos participantes nacionais, ao longo destas semanas vão passar por Loulé prestigiadas formações e solistas que vêm de Espanha, Itália e Bélgica para proporcionar ao público uma viagem musical desde a Idade Média até finais do século XVIII. A seleção rigorosa de grupos especializados na interpretação historicamente informada é uma das apostas deste programa.

Esta edição arrancou no passado sábado, na Igreja Matriz de Loulé, com um agrupamento português especializado na música orquestral do período barroco, onde o público teve oportunidade de ouvir dois dos extasiantes concertos brandeburgueses de J.S. Bach, trazidos a Loulé pelo Concerto Ibérico Orquestra Barroca.

A Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime, recebe, no próximo sábado, 7 de outubro, o grupo italiano Collegium Pro Musica. Lembrando os 250 anos da morte de G.P. Telemann a 25 de junho de 2017, o Encontro de Música Antiga de Loulé irá assinalar esta importante data com uma homenagem trazida por este agrupamento, que vai interpretar um programa integralmente dedicado ao compositor.

A beleza e a arte da palavra serão os protagonistas do concerto com o grupo espanhol Alternative History que, a 14 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, trará um programa diversificado de canções novas e antigas ao estilo do século XVII, cuja inspiração principal são as palavras de Shakespeare: “Amores passados – inspiração em Shakespeare”.

Dispensando apresentações está o quarteto de flautas belga Flanders Recorder Quartet, cujo sucesso da sua presença no Encontro em 2005 ainda está bem presente na memória de todos. Nesta edição trazem um trabalho de 30 anos a chegar ao fim – “The Final Chapter”, com uma última digressão, que não poderia deixar de passar por Portugal e, naturalmente, por Loulé. O concerto está agendado para o dia 15 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira.

Na emblemática Igreja de S. Lourenço, em Almancil, dia 21 de outubro, o grupo Affetti D’Amore irá deleitar os apreciadores de música erudita com uma interpretação integralmente portuguesa do melhor da música vocal do século XVI acompanhada pela viola da gamba, alaúde e teorba.

Portugal estará ainda representado no cravo por Mafalda Nejmeddine, num concerto inteiramente dedicado à música portuguesa do século XVIII. É no dia 22 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte.

A encerrar o Encontro deste ano, no dia 28 de outubro, na Igreja de S. Sebastião, em Salir, estará o Ensemble de Flautas de Loulé/Conservatório de Música, desta vez acompanhado pelo Consort de Flautas do Bonfim num programa diversificado de música nova e antiga para agrupamentos de flautas.

Todos os concertos têm início às 21h30 e são de entrada livre.

Sendo a componente pedagógica destes Encontros tão importante quanto a cultural, o público terá a oportunidade de assistir a duas palestras. Uma sobre o violino barroco, por Lorenzo Collito, que decorreu no passado sábado, e outra sobre o cravo, instrumentos de grande impacto na música antiga, com a participação de Mafalda Nejmeddine, a 22 de outubro, na sala polivalente do Museu Municipal de Loulé (das 15h00 às 17h00).

Haverá ainda uma masterclass de flauta de bisel, dirigida por todos os membros do Flanders Recorder Quartet, a 15 de outubro, das 14h00 às 17h00.

Iniciativa impulsionada pelo Professor Francisco Rosado, o Encontro de Música Antiga de Loulé realiza-se desde 1999. Reforçar a diversidade da oferta cultural do Concelho, tendo em conta os vários públicos, não só portugueses mas também os estrangeiros residentes ou que se encontram de férias, de várias idades e níveis de formação, promovendo também a descentralização geográfica dos locais de realização dos eventos são os principais objetivos desta iniciativa.

 

Por: CM Loulé