Celebrar a universalidade do sentir através das artes visuais e performativas é a proposta que a Festa dos Sentidos traz para o público.

A Associação Teatro Experimental de Lagos, juntamente com a livraria Até à Lua e o Município de Lagos trazem para Lagos a primeira edição deste evento multilingue, a decorrer durante os meses de Outubro e Novembro.

A arte, enquanto veículo dos sentidos e dos sentimentos fará a ligação entre os vários elementos que compõem o programa desta festa, que celebra o património a cultura e a diversidade.
De acordo com a organização, e com o intuito de ser interativa e sensorial, a programação traz um vasto leque de propostas para o público dos 0 aos 100 anos: exposições, workshops e espetáculos, que contemplam as áreas de ilustração, dança, teatro, música, cenografia e escrita criativa.
As iniciativas integradas nesta Festa vão decorrer de 7 de outubro a 11 de novembro na Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas e nos seguintes espaços museológicos de Lagos: Armazém do Espingardeiro, Forte Ponta da Bandeira, Mercado dos Escravos e Centro de Documentação do Museu Municipal Dr. José Formosinho.
A Festa dos Sentidos é apoiada pelo programa 365 Algarve, Direção de Turismo do Algarve. Conta com os parceiros Fungo Azul – Associação Cultural, Planeta Tangerina editora, Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos e LAC – Associação Cultural.
Conheça todo o programa em www.festadossentidos.pt e participe!

Informação complementar:

Sobre o Teatro Experimental de Lagos

O TEL - Teatro Experimental de Lagos - é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à criação e difusão das artes performativas, numa perspetiva de fruição direta com a comunidade, na descentralização das artes, sobretudo no Sudoeste Algarvio. Alberga uma pluralidade de linguagens artísticas dentro dos seus projetos (Teatro, dança, música, performance).

Com uma estratégia de criação de públicos a partir da pedagogia artística, dedica-se a projetos de formação artística e intervenção cultural nas escolas e na comunidade. Como Espaço Cultural, pretende desenhar programação dirigida à comunidade, na criação e no acolhimento de espetáculos, formações, workshops e residências artísticas, bem como funcionar como um laboratório artístico permanente.

Conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, do instituto Português da Juventude e Desporto e da Delegação Regional de Cultura do Algarve. Colabora com Fungo Azul – Associação Cultural, LAC-Laboratório de Atividades Criativas, Casa Branca – Associação Cultural, Maozorra – Associação Cultural, Centro de Estudos de Lagos, Academia de Música de Lagos.

Sobre o Até à Lua

O Até à Lua é um espaço situado em Lagos, inaugurado em 2016, pensado para a família com loja, centro de atividades e área lúdica para eventos.

Na zona de loja tem uma oferta de produtos para bebés, crianças e jovens: livros infantis de várias editoras nacionais, brinquedos de boa qualidade, jogos de tabuleiro para todas as faixas etárias, artigos artísticos e peças de design de criadores portugueses.

Sendo um lugar que fervilha de atividade, possui um espaço mais amplo com atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas a bebés, crianças, jovens, adultos e famílias.

Dentro das atividades artísticas destaca a dança criativa, a expressão plástica, a pintura, a música e o teatro. Dentro das atividades físicas, destaca a yoga. Possui competências de apoio ao Estudo e Aprender a Brincar. Promove ainda horas do conto, encontros e torneios de jogos de tabuleiro, noites temáticas e muitas outras.

Possui ainda uma oferta de atividades dentro e fora do espaço do Até à Lua, tais como contadores de histórias, babysitting, fantoches, jogos tradicionais, animação, pinturas faciais, modelação de balões e sessões de arte, música, yoga ou dança.


Por: CM Lagos