Dia Internacional do Idoso assinalado em Lagos com atividades culturais, recreativas e formativas

O Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) comemora-se anualmente a 1 de Outubro procurando sensibilizar a sociedade em geral para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar da pessoa idosa. Para assinalar esta efeméride, o Município de Lagos preparou um programa de atividades que teve início no dia 3 de Outubro e prolongar-se-á até dia 11.

Em Lagos o envelhecimento é um tema há muito presente nas políticas municipais, visando não só a disponibilização de apoios a idosos em situação de maior fragilidade social, como também através de um trabalho preventivo que visa promover o envelhecimento ativo, combater o isolamento e proporcionar oportunidades de participação e convívio.

O projeto “Saúde em Movimento”, o Conselho Municipal Sénior e o Gabinete de Atendimento à Pessoa Idosa, são algumas das respostas criadas pela autarquia, que – ano após ano – têm vindo a gerar um impacto positivo nesta faixa etária, com ganhos ao nível da condição de saúde dos participantes, do esclarecimento sobre acesso a serviços, benefícios e apoios existentes, assim como da auscultação e participação. O apoio logístico a atividades dinamizadas pelas Juntas de Freguesia e ao funcionamento do Centro de Estudos de Lagos (vulgo “Universidade Sénior” de Lagos) são outras das vertentes, neste caso de intervenção indireta, que resultam em benefício da ocupação da população mais madura do concelho.


Assim, e para assinalar esta efeméride, o Município de Lagos preparou um programa de atividades que teve início no dia 3 de Outubro com o espetáculo de comédia musical “Velhas no Cruzeiro” apresentado no Centro Cultural de Lagos e prolongar-se-á até dia 11.

Boa disposição é o que promete igualmente o Baile Comemorativo que terá lugar no próximo Domingo, dia 8 de Outubro, pelas 15h00, no Pavilhão do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos, desta vez abrilhantado pela participação especial da Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve e com animação musical a cargo do artista Cláudio Rosário. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Gonçalo, com o apoio do CASLAS (que cede o espaço) e do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas (que colabora no âmbito dos seus cursos de formação profissional). Para além do apelo ao movimento através de passos de dança, a população do concelho de Lagos será ainda convidada a participar na Sessão de Abertura do “Saúde em Movimento”, projeto de promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas com idade superior a 40 anos, que terá lugar no próximo dia 11 de Outubro, pelas 10H00, no Auditório dos Paços do Concelho séc. XXI, contando com a presença e intervenção do Dr. José Coucello em representação da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

 

Por: CM Lagos