Maior centro comercial do Algarve espera nove milhões de visitantes no primeiro ano

O MAR Shopping Algarve está em contagem decrescente para a sua abertura, no dia 26 de outubro. O maior centro comercial da região prepara-se para receber no primeiro ano de atividade nove milhões de visitantes, calculou hoje o diretor-geral da unidade. Num espaço moderno conjugado com elementos decorativos da região, zonas com vegetação natural, no interior e exterior, e a maior área de lazer ao ar livre integrada num centro comercial do país. A par desta distinção, o novo complexo de Loulé integra algumas das mais inovadoras soluções digitais do momento, assegurando em simultâneo o uso eficiente de energia e a sustentabilidade do projeto.

A abertura do centro comercial Mar Shopping chegou a estar agendada para 27 de setembro, mas teve que ser adiada por um mês por atrasos em instalações no complexo comercial que inclui uma loja Ikea, inaugurada este verão, e um "outlet" com abertura prevista até ao final do ano.

À margem de uma visita técnica ao novo centro comercial, que representa um investimento de 200 milhões de euros, Herman Gewert revelou aos jornalistas que "ainda há instalações por fazer", garantindo que a situação "está a ser resolvida" para que tudo esteja a funcionar a tempo da abertura do espaço.

Aquele responsável admitiu que "foi complicado" encontrar mão-de-obra no Algarve para a construção do centro comercial, assim como funcionários para as lojas, estando prevista a realização de uma terceira feira de emprego para recrutar mais pessoas.

O novo centro comercial terá 110 lojas, 85 de comércio e 25 na área da restauração, conta  com um Hipermercado Pingo Doce, uma Clinica e uma Farmácia que estará em funcionamento as 24 horas.

O MAR Shopping Algarve vai abrir com outras ofertas inéditas: entre as 110 lojas, estará a maior Primark da região, a primeira loja Starbucks do Algarve, 5 salas de cinema, as primeiras do país com projeção laser e uma zona de restauração com uma oferta variada para todos os paladares

No interior os visitantes vão encontrar a conjugação de um edifício moderno de estilo escandinavo decorado com elementos típicos da região. A sinalética será inteiramente digital, com vídeo walls, mupis e mesas interativas, entre outras soluções digitais inovadoras.
 

A presença de plantas e espécies nativas em todo o complexo, a instalação de painéis solares fotovoltaicos, iluminação LED e software de controlo de consumo avançados são alguns dos elementos que distinguem a sustentabilidade do projeto.

Terá uma área de lazer ao ar livre com 8.000 metros quadrados, composta por um parque infantil destinado a crianças entre 3 os 12 anos, uma zona multiusos com um palco e outra zona com atividades ligadas à exploração e aventura, com túneis e paredes de escalada.

A nova unidade comercial, que terá ligação direta ao Ikea, assenta num conceito de sustentabilidade ambiental, acrescentou o diretor-geral, sublinhando que toda a iluminação é feita através de LED, havendo unidades de carregamento para telemóveis com energia solar, no exterior do centro.

Segundo Herman Gewert, houve uma negociação do grupo sueco que detém o complexo comercial com a transportadora EVA para reforçar os horários das carreiras de autocarros de forma que se ajustem aos horários dos funcionários.

O centro terá ainda cinco salas de cinema com projeção "laser", jardins verticais, uma decoração artística criada com 25 quilómetros de lã, e pequenas unidades com mesas e bancos para pequenas reuniões ou entrevistas, com a acesso a pontos WI-FI e corrente elétrica para portáteis e similares.

 

Um centro comercial sustentável

No projeto do novo empreendimento de Loulé, foram também consideradas certas características de eficiência energética, como por exemplo, a instalação de painéis solares fotovoltaicos, iluminação LED e software de controlo avançados para ar condicionado e iluminação.
 

Para garantir o uso eficiente de água, o projeto assegura que todas as torneiras, chuveiros e WC’s têm baixo consumo de água, bem como se procedeu à instalação de um largo número de contadores de água, possibilitando o controlo de consumo de água e de fugas. 

No que diz respeito aos materiais utilizados, a sua escolha teve em conta o reduzido impacto ambiental. Toda a madeira é proveniente de florestas sustentáveis (acreditadas pela certificação Forest Stewardship Council). 
 

Oferta integrada
 

O MAR Shopping Algarve prepara-se para abrir no dia 26 de outubro, integrado num complexo comercial de 82.000 m2 que inclui uma loja IKEA e o Designer Outlet Algarve. Este complexo comercial instalou-se em Loulé com o objetivo de oferecer aos visitantes uma experiência de compra versátil, bem como opções de lazer diferenciadoras. Este investimento do Grupo IKEA, no total de 200 milhões de euros, representa a criação de 3.000 postos de trabalho diretos e indiretos na região.

 

Por: Lusa / Nathalie Dias/ Pure