A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de São Brás de Alportel celebra o seu 90.º aniversário de serviço à comunidade no próximo dia 22 de outubro.

As comemorações dos 90 anos da associação têm início marcado pelas 09h30 com apresentação da Formatura na Avenida da Liberdade. O Largo de São Sebastião foi escolhido para a Cerimónia de Hastear da Bandeira, marcada para as 10h00. Os soldados da paz são-brasenses rumarão ao Cemitério Municipal, pelas 10h30, para prestar homenagem aos bombeiros falecidos. Seguidamente, o Salão Nobre da Câmara Municipal é o anfitrião da Sessão Solene que está marcada para as 11h30.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel é a coletividade mais antiga do concelho, com 90 anos ao serviço da comunidade. Fundada a 27 de agosto de 1927, teve na sua origem um violento incêndio urbano, que eclodiu numa fábrica de cortiça do concelho. A ocorrência levou o Sr. Manuel Pires Rico a desafiar um grupo de são-brasenses a criar um Corpo de Bombeiros, ideia que foi apoiada por várias gerações de homens e mulheres que com altruísmo, coragem, abnegação e espírito de missão, souberam ao longo dos anos, elevar o nome dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. 

Atualmente, a Direção da Associação é dirigida pelo Presidente Eng.º Acácio Martins e o Corpo de Bombeiros é dirigido pelo Comandante Vítor Martins, que comanda um Corpo de Bombeiros com cerca de seis dezenas de bombeiros voluntários e profissionais, que constituem elementos ativos da atividade de Proteção Civil realizada no concelho.

 
 
Por: CM S. Brás de Alportel