O Município de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, associa-se por mais um ano consecutivo ao exercício nacional de cidadania no âmbito da sensibilização para o risco sísmico, com a iniciativa «A Terra Treme»,...

... promovida  pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, que se realizará esta sexta-feira,  dia 13 de outubro, pelas 10h13m.

Assim, e numa articulação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, será promovida uma ação concertada numa escola do 1º Ciclo de Loulé, envolvendo cerca de 300 alunos, uma vez que o Município de Loulé foi o escolhido no Algarve para este destaque distrital.

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo. A ação desenrola-se ao longo de 1 minuto, durante o qual os participantes, de forma individual ou coletiva (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR, independentemente do local onde estejam naquele dia e hora convencionados, visando também capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

O exercício que ocorre anualmente a 13 de outubro, Dia Internacional para a Redução de Catástrofes que foi instituído pelas Nações Unidas, em 1989, como estratégia internacional para sensibilizar os governos, organizações e os cidadãos para a necessidade de desenvolverem ações para prevenir e reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade de resposta e resiliência face a ocorrências de acidente grave ou catástrofes causados por riscos naturais e tecnológicos.

O Exercício “ A Terra Treme” enquadra-se no plano estratégico de sensibilização e informação pública do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, nomeadamente com o projeto “A Proteção Civil Começa na Escola”,  de modo a  sensibilizar e preparar a comunidade escolar para os riscos existentes, projeto que tem sido  desenvolvido ao longo dos anos nos vários ciclos de escolaridade.

 

Por: CM Loulé