Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora, desde 1981, a 16 de outubro, a Câmara Municipal de Aljustrel vai promover algumas atividades em vários pontos do concelho.

A celebração começa, no dia 16, a partir das 10 horas, junto ao Mercado Municipal, com um rastreio de composição corporal, que irá permitir às pessoas interessadas conhecer o seu peso, o Índice de Massa Corporal (IMC), o perímetro de cintura e a percentagem de massa gorda. Além disso, serão dados alguns aconselhamentos sobre hábitos alimentares saudáveis. Os alunos da Universidade Sénior irão realizar provas sensoriais com o público.

 Também de 16 a 20 de outubro, e nos dias 23 e 30, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aljustrel, será promovida a Feira da Alimentação “Somos o que comemos”, durante a qual, será mostrado aos alunos das diversas freguesias do concelho, como confecionar doces saudáveis, espetadas de frutas e sumos naturais.

 No dia 16, as crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos poderão conversar com a escritora Manuela Ribeiro que vem à Biblioteca Municipal apresentar o seu livro “Versos para Meninos que Comem Sempre a Sopa Toda”.  

Recorda-se que o Dia Mundial da Alimentação é comemorado em mais de 150 países no mundo, com o intuito de conscientizar a população para a necessidade de se manter informado em questões como nutrição e a importância da alimentação na saúde.

 

Por: CM Aljustrel