Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Loulé e do professor de música Ricardo Silva, com o envolvimento dos agrupamentos escolares do Concelho, 400 alunos das escolas do ensino público integram o Grupo Coral Infantil de Loulé, recentemente criado.

Aquele que é o maior coro do país está neste momento a gravar o seu primeiro CD com músicas natalícias.

Os professores dos estabelecimentos de ensino selecionaram três crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, de cada sala de aula do 1º Ciclo das escolas que integram a rede pública do Concelho, formando, assim, um grupo com 400 pequenos cantores.

Neste momento, os alunos estão a preparar o seu primeiro trabalho, com um repertório constituído por oito temas de Natal, seis originais (da autoria de Ricardo Silva) e dois tradicionais. As gravações acontecem no próximo fim de semana, no auditório dos Claustros do Convento, em Loulé.

Mas outras iniciativas estão a ser desenvolvidas por este coro, como é o caso da elaboração de um livro com ilustrações da autoria das crianças de todas as escolas, sendo a capa da responsabilidade dos alunos de Artes das Secundárias de Loulé e Quarteira. CD e livro são as duas surpresas que o Pai Natal vai levar às crianças, no início do mês de dezembro, na sua chegada a Loulé, assinalando o arranque do Programa de Animação de Natal de Loulé. Nesse momento o maior coro português irá também fazer a sua apresentação pública, com um espetáculo na cidade, enquanto que todos os trabalhos recebidos para ilustrar o livro vão constar de numa exposição que poderá ser visitada durante a época de Natal.

Com esta iniciativa pretende a Câmara Municipal de Loulé promover as expressões artísticas junto dos mais novos, neste caso específico a Música e, por outro, criar um grupo que contribua para a dinamização da animação cultural do Concelho.


Por: CM Loulé