Estreia Mundial: DocLisboa 2017 - Festival Internacional de Cinema Dia 24 de Outubro - 16:15h – Cinema São Jorge: sala Manoel de Oliveira

Este filme concorre na secção competitiva Verdes Anos, e é também candidato ao prémio INATEL.

Realização: Sílvia Coelho e Paulo Raposo

Duração: 53'
 Género: Documentário 
Data: 2017 Com a participação de: Joaquim Valério, Joaquim Arracha, Joaquim Teixeira, José Viana, Leonilde Viana, José da Silva, José Rosende e Grupo Coral da Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros’.

Sinopse

 Este filme acompanha o saber singular do processo de produção da aguardente de medronho e a sua presença por toda a região de Monchique, Algarve, através da voz (e do corpo) dos destiladores que prolongam esta arte artesanal. O seu isolamento na serra e o seu paciente labor revelam uma noção particular do tempo e esforço inseparáveis do enraizamento ancestral deste conhecimento empírico.

As filmagens decorreram durante um ano, nas regiões de Monchique e Marmelete, de modo a captar as diferentes fases de produção da aguardente de medonho: desde a colheita do fruto (entre Setembro e Novembro) até à destila do mesmo (entre Janeiro e Março), culminando na celebração colectiva, presente no final do filme através da matança do porco e da espontaneidade do Grupo Coral da Confraria do Medronho. Unedo Omnes Dies (Medronho Todos os Dias) é precisamente o lema da Confraria do Medronho ‘Os Monchiqueiros’, que promove e divulga a cultura deste fruto, não apenas na sua relação com a produção da aguardente mas sobretudo na ressonância da riqueza cultural que lhe é associada.

Sem pretensões de ilustrar a especificidade inerentes à fabricação, este documentário centra-se na experiência individual e mundividência de cada destilador, e é através dela que procuramos encontrar uma ligação profunda a uma herança colectiva e comunitária partilhada.

Sobre DocLisboa O Doclisboa’17 – 15º Festival Internacional de Cinema – terá lugar de 19 a 29 de Outubro de 2017. O Doclisboa é um festival dedicado ao cinema documental e aos novos e possíveis caminhos que se abrem para o género. Interessam particularmente novos modos de relação entre o cinematográfico e o real, procurando propostas que assumam uma implicação no mundo, encarando o cinema enquanto prática política e artística. O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.

 

 

link do festival

http://www.doclisboa.org/2017/ 

info do filme  http://www.doclisboa.org/2017/filmes/medronho-todos-os-dias/

https://www.facebook.com/unedoomnesdies/