Só a vitória interessava a Pedro Domingos para na sétima e última prova do Campeonato Nacional de Ralicross da categoria Super Iniciação sagrar-se Vice-Campeão Nacional.

No Circuito de Montalegre, a tarefa não se vislumbrava fácil para o jovem piloto do Algarve… que com apenas 15 anos fez esta temporada a sua estreia na competição. Mas Pedro Domingos iniciou a jornada bastante concentrado, começando logo por rubricar a volta mais rápida nos treinos cronometrados, o que lhe deu a pole-position para a primeira manga de qualificação.

Na Final, após arrancar da segunda posição, travou uma luta muito intensa pela vitória e acabou mesmo por conquistar o lugar mais alto do pódio, o que lhe valeu sagrar-se Vice-Campeão Nacional. Uma estreia assinalável do jovem piloto algarvio no campeonato! Uma época intensa! Após duas provas no Circuito de Lousada, duas em Mação, uma em Sever do Vouga e mais duas jornadas na mítica pista de Montalegre, o ‘rookie’ Pedro Domingos só não conseguiu superar o campeão nacional em título, nomeadamente João Novo.

Mas ser vice-campeão na época de estreia a competir no Campeonato Nacional de Ralicross da categoria Super Iniciação é um feito louvável do piloto do Algarve… e reconhecido pelos adeptos da modalidade. À partida para a sétima e última prova, realizada este fim de semana, no Circuito de Montalegre, Pedro Domingos ocupava o terceiro lugar da classificação geral, sabendo que seria muito difícil sagrarse vice-campeão nacional.

Mas com muito empenho e determinação conseguiu resolver uma tarefa nada fácil com o seu Toyota Starlet. “Não, não foi nada fácil. Mas à partida para esta prova acreditei que era possível. Comecei por ser o mais rápido nos treinos cronometrados (que me deu mais um ponto para as contas do campeonato) e larguei da pole-positon para a primeira manga de qualificação e venci.

Depois fui terceiro e segundo classificado nas outras duas mangas, sentindo alguns problemas mecânicos, sobretudo ao nível da transmissão. Na Final, mesmo sabendo que não tinha o carro nas melhores condições, acreditei que podia vencer e após muita luta, sobretudo com o Rafael Rocha – o meu concorrente direto na discussão pelo vice-campeonato –, a dada altura consegui uma alguma vantagem e não a desperdicei para vencer e sagrar-me vice-campeão nacional”, começou por comentar o piloto do Algarve, para depois responder-nos se esperava ter uma estreia tão positiva no Ralicross: “Embora sendo estreante no campeonato dei sempre o meu melhor e consegui evoluir tanto eu como o carro. Ser campeão não era fácil, mas existia a forte possibilidade de ser vice-campeão.

Eu e a minha equipa Luz Developpement, em particular o Olavo Ribeiro e seus assistentes, trabalhamos muito ao longo do ano e com um orçamento bastante limitado, pelo que merecemos. Assim como a minha família, amigos e simpatizantes que sempre me apoiaram. Ao longo da época, fizemos cerca de 10 mil quilómetros entre treinos e corridas. Por todo este esforço e dedicação, merecemos, sem dúvida, ser vice-campeões nacionais”, concluiu Pedro Domingos, após a última prova do Campeonato Nacional de Ralicross de 2017.

 

Por: Media Press